7 métodos para ideias inovadoras no empreendedorismo

As quatro perguntas para quem quer empreender
18 de agosto de 2016
Como educar filhos para empreender?
22 de agosto de 2016

Preparado pra valer

Toda pessoa que deseja entrar no mundo dos negócios sonha em ter uma ideia visionária que lhe ajude a enriquecer, assim como as próximas três gerações de sua família. No entanto, esse cenário idealizado não se materializa de um dia para o outro. Para pensar em algo inovador, é preciso estar bem antenado quanto às tendências e às carências do mercado de produtos e serviços. Além disso, se faz necessário estar atento para não deixar pra lá os “insights” que surgirem.

Confira a seguir 7 maneiras de ter grandes ideias para empreendimentos:

ANOTE SUAS IDEIAS NO MOMENTO EM QUE AS TIVER

Nossa mente não para de funcionar enquanto estamos vivos, portanto, pensamentos, divagações e ideias estão sendo processados a todo momento. Sendo assim, é bem possível que você crie algo inovador durante o banho ou enquanto leva o cachorro para passear. Independentemente da situação, não deixe tal conteúdo cair na gaveta do esquecimento, principalmente se ele tiver potencial. Guarde aquilo e anote assim que possível. Mas tarde isso pode vir a ser muito útil.

NÃO TENHA MEDO EM INOVAR

Muitas pessoas deixam de desenvolver grandes ideias por acharem que se trata de uma loucura ou exagero. Como uma inovação é algo nunca antes visto, a tendência é que a primeira impressão seja mesmo de estranheza, afinal, os seres humanos não costumam lidar muito bem logo de cara com o desconhecido. Porém, a tal “insanidade” pensada pode ser a chave para os anseios de muitas pessoas, ou melhor, de muitos consumidores.

MOSTRE SUAS IDEIAS PARA OUTRAS PESSOAS

Se você teve um “insight” que parece bom, mas ainda está em dúvida quanto à sua viabilidade ou praticidade, sempre é bom ter pessoas com bom senso ao redor para te ajudar. Uma visão externa pode te fazer enxergar todo o contexto de uma forma mais objetiva, visando a eficiência do que você pode vir a vender no futuro. É legal procurar por pessoas próximas, mas que entendam da área que você estiver explorando. Sinceramente, de nada vão adiantar os elogios sem critério algum da sua avó.

TENTE CRIAR A PARTIR DO QUE VOCÊ ANSEIA

Ao encontrar dificuldades criativas para algum novo empreendimento, procure a solução nos questionamentos. Pergunte-se o que você gostaria que existisse para atender determinado anseio seu. Quase sempre as inovações surgem para suprir uma carência, então siga nesse caminho.

MIRE O FUTURO NA HORA DE INVENTAR ALGO

Todo mundo já deve ter ouvido alguma vez na vida uma frase do tipo “o futuro se faz hoje”, que mesmo sendo um baita clichê, não deixa de ser verdade. Tendo em vista que as coisas se desenvolvem e mudam, daqui a alguns anos o mercado possivelmente será bem diferente do que existe hoje. Como deixar para se reinventar lá na frente não soa muito promissor, é mais interessante ir acompanhando de perto essa evolução, estando sempre atento às tendências que vão surgindo.

APERFEIÇOE BOAS IDEIAS QUE NÃO VINGARAM

Steve Jobs, co-fundador da Apple, uma das maiores companhias do planeta, disse uma vez a seguinte frase: “não temos nenhuma vergonha em roubar grandes ideias”. Nem sempre o seu grande trabalho vai ser idealizar algo visionário, mas sim lapidar tal inovação. E, acredite, se você fizer bem feito, possivelmente sairá com toda a fama. Pode até parecer injusto, mas é assim que a “banda toca”.

MANTENHA-SE SEMPRE ATUALIZADO NA SUA ÁREA DE ATUAÇÃO

Quando você já tem bem definida uma área de atuação, as opções de investimento se restringem, mas ainda se faz necessário conhecer à fundo tal universo para aumentar as chances de obter sucesso. Para isso, é importante se manter por dentro, atualizado do que está “rolando” de mais relevante. Participar de eventos, ler livros, artigos, e conversar com outros empreendedores do mesmo campo, certamente irá te ajudar a não deixar de conhecer todas as tendências do mercado.