758 estudantes se formam em 2019 pelo Proerd em Chapecó

Microcrédito proporciona segurança a microempreendimentos
5 de dezembro de 2019
Credioeste marca presença no Seminário Nacional de Microfinanças
18 de dezembro de 2019

Credioeste apoia o Programa com doação de mascotes

Construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para conduzirem suas vidas livres de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos. Esta é uma das razões para existência do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) que visa, por meio da educação, levar estudantes a tomar boas decisões que mantenham suas vidas seguras e saudáveis.

A Credioeste acredita no poder da educação e, por isso, apoia o Proerd que, na última semana, formou 758 crianças e adolescente de escolas de Chapecó. Foi a vez delas de dizer “não” às drogas e à violência. O programa é desenvolvido pelo 2º Batalhão de Polícia Militar/Fronteira (2º BPM/Fron) e instrui anualmente centenas de participantes a partir de princípios relacionados à formação cidadã e permitindo a aproximação entre a Polícia Militar e os estudantes, professores e famílias, a fim de estreitar a comunicação entre eles.

Todas as crianças presentes no evento receberam uma pelúcia do Leão Dáren, mascote do programa. A gerente executiva da Credioeste Marcia Biffi prestigiou a solenidade e realçou a importância do programa para desenvolver a cidadania e promover a compreensão dos riscos que existem no que tange as drogas e a violência. “São várias as características positivas que essa ação incentiva por meio da conscientização, a exemplo da autoestima, confiança e empatia. Além disso, as crianças e os jovens são incentivadas à adoção de hábitos saudáveis e aprendem a valorizar o apoio das famílias. Por isso, estamos contentes em participar de mais uma formatura”, afirmou.

Há 17 anos como instrutor do Proerd, o sargento Paulo Enrique Pompeo contou que a capacitação sobre as drogas e violência acontece de forma integrada, alcançando os estudantes e também as famílias. “Estamos treinando novos multiplicadores que levarão a mensagem da prevenção, de uma vida saudável, segura e responsável, que é o que ensinamos a eles”, ressaltou. Nos 21 anos de existência, o Programa formou mais de 122 mil alunos na área do Batalhão, que abrange 42 municípios. Só em Chapecó foram cerca de 61 mil participantes.

O 3º Sargento PM Aérikison Rifam Laurindo – da Comunicação Social do 2º BPM/Fron – que acompanha o programa e realçou a importância das parcerias para a efetivação das ações. “Não temos recursos para a materiais gráficos, decoração e para confecção dos mascotes, por isso os recursos provenientes dos apoios são fundamentais, pois abrilhantam o trabalho que vem sendo feito com os estudantes”, assegurou.

“Nós queremos agradecer a Credioeste pelo apoio que tem dado ao Proerd. Este é um programa que é realizado de forma preventiva, mas é preciso de recursos para que seja viabilizado junto a comunidade. Por isso, parcerias como essa são essenciais para que haja um alcance nas redes de ensino estadual e privada na certeza de que estamos contribuindo para uma sociedade melhor no futuro” afirmou o Tenente-Coronel PM Ricardo Alves da Silva, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira de Chapecó.

Além da Credioeste, participaram como apoiadores as empresas: Bransales Pneus, Construtora Catarinense, DM Auto, Lotici Negócios, Sicredi, Cresol Chapecó, Sicoob Maxicredito, Unimed Chapecó, Santa Maria Imóveis, Renovigi, Grupo Oliveira e Sedema.