8 dicas para empreender no mundo digital

Como educar filhos para empreender?
22 de agosto de 2016
Aplicativos contribuem para a gestão e produtividade das empresas
24 de agosto de 2016

It Fórum 365

Com a evolução da tecnologia e diversas ferramentas disponíveis gratuitamente para quem quiser se aventurar, a internet se tornou mais do que apenas um lugar de entretenimento. Ela se tornou terreno fértil para quem quer empreender.

Para o consultor de marketing e especialista em performance digital, Marcelo Montone, ser relevante na internet para as pessoas que procuram conteúdos relacionados ao seu negócio, seja ele qual for, atualmente, tornou-se praticamente uma obrigação.

A internet, diferente do marketing off-line, explica o especialista, consegue mensurar resultados das ações. “Na internet é possível mensurar em tempo real quem está envolvido com sua publicação no Facebook, por exemplo, e te dá fonte de ligação com o cliente muito mais próxima do que qualquer outra, possibilitando entender todo o percurso do seu cliente, do interesse e busca à conversão de vendas”.

Muito mais do que aparecer na internet, é necessário seguir alguns passos para que a presença na rede seja feita da melhor maneira possível. Montone lista oito conselhos de ouro para quem busca a internet para empreender.

1. Saiba exatamente quem é o seu consumidor
Tão importante quanto saber se são homens ou mulheres, se moram em São Paulo ou no Rio de Janeiro ou se são da Classe A ou D é entender hábitos do seu consumidor. Quem compra produtos ou serviços busca que tipo de conteúdo? Navega por quais canais? Participa de promoções? Como é o estilo de vida desse consumidor? Quais horários ele está mais disponível para se relacionar com sua marca? Essas são as perguntas mais importantes para o início do processo de marketing digital. Entendendo quem é o consumidor, é possível ter condições de atingi-lo no momento e no canal correto.

2. Entenda a linguagem que engaja e repele
Saber falar com quem irá ser cliente é fundamental. Eles precisam se sentir representados pela marca, pelo estilo de vida. Não há como ser extremamente formal quando se vende roupas para bebês, por exemplo, da mesma maneira que ser informal para um público de relógios exclusivos e executivos talvez não seja um bom negócio. Toda marca deveria ter personalidade bem definida, e são as características que formam essa personalidade que os consumidores buscam.

3. Descubra quais são as bandeiras que eles defendem
O seu consumidor é engajado politicamente? Busca estar inserido em quais contextos da sociedade? O que ele defende e o que abomina? É um perfil que dá valor ao meio ambiente? É fitness ou menos preocupado com valores estéticos? Saber encontrar valores que sua marca defende entendendo os valores do seu consumidor é importantíssimo para quem almeja ser uma escolha.

4. Crie um site com base nos pontos anteriores
Já sabe as preferências do cliente? Agora é o momento de se concentrar em um site com as principais características de acesso que eles gostam e mostrar o seu trabalho da melhor maneira possível, nunca se esquecendo das melhores práticas de desenvolvimento digital, como site responsivo (que se adequa às diferentes telas de dispositivos) ou que utiliza práticas de SEO (Search Engine Optimization), ou técnicas para conseguir melhor posição no ranking do Google).

5. Assim como a sua presença nos canais de redes sociais
Redes Sociais despertaram comportamentos sem precedentes em consumidores. Nelas é possível ter voz e fazer a diferença. Portanto, é importante manter um relacionamento com o consumidor nos lugares em que ele está engajado e onde ele cobrará da marca os valores que ela defende: qualidade, prazo, preço, seja o que for, o seu consumidor estará presente nos canais gerando conteúdo, se vai ser positivo ou negativo vai depender de você.

6. Segmente campanhas digitais com filtros comportamentais
Não faça publicidade como é feita no modelo off-line: praça, classe social e posses são menos importantes do que os hábitos de consumo e navegação que o consumidor tem na internet. Segmente campanhas por comportamento, como por exemplo: pessoas que gostam de café e de Ferrari, mas que entram no Facebook somente após as 21h, e que residam em São Paulo. Percebe como o peso demográfico ficou bem menor do que o comportamental?

7. Crie plano de mensuração com metas e prazos claros
Saber o que é sucesso para você e sua marca é o primeiro passo para entender o que deve ser medido nas ações feitas por meio da internet. O que é mais importante? Que as pessoas vejam e conheçam o produto? Que se cadastrem no site? Que participem de uma promoção emitindo voucher ou cupom? É importante medir de forma clara o funil de conversão que faça sentido para a marca.

8. Faça tudo de novo de tempos em tempos
Reinvente-se! Em um terreno empírico como a internet, estar antenado novas tecnologias, tendências e serviços disponíveis e com a evolução constante dos hábitos de consumo na rede certamente pede revisitação de site, redes sociais e planejamento estratégico digital.