8 dicas para impulsionar seu e-commerce no Natal

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Administradores.com

Com a chegada do Natal, a época de alta demanda de compras pode ser um bom momento para otimizar a sua loja online para tentar aproveitar ao máximo as visitas em seu site e gerar mais conversões.

Com a taxa de conversão média global em cerca de 2,95%, de acordo com o levantamento da Invesp, empresa especialista em inteligência para e-commerce, é muito importante que seu site esteja preparado para atender a demanda de seus clientes.

Procurando referências sobre isso, encontramos as dicas de Jonathan Long, fundador da Market Domination Media®. Destacamos as principais para mostrar que existem ações que podem ser facilmente aplicadas em seu e-commerce e ajudar a fazer a diferença em épocas como o Natal.

1. Use sistema de pagamento de uma página

Existem algumas coisas que demandam demais do nosso tempo, e muitos consumidores não têm paciência para esperar páginas carregarem e tendem a desistir de finalizar a compra se perceberem que o processo de pagamento pode ser longo. Portanto, um sistema de check-out de uma única página pode ser um fator importante para todas as lojas online, principalmente durante épocas de alta demanda, em que o objetivo é converter o maior número possível de visitas em compras.

Muitas plataformas de comércio eletrônico têm a opção de pular a página do carrinho e mandar o cliente direto para a página de check-out. Se você fizer isso, vale certificar-se de que exista um botão “Continuar comprando” altamente visível para aqueles que querem comprar mais.

2. Reduza o número de carrinhos de compras abandonados

A maioria dos sites de comércio eletrônico vê uma grande onda de tráfego durante a temporada de compras em datas comemorativas, e muito desse tráfego é frio. Os consumidores estão procurando ofertas e compras a nível de comparação, com muito poucos procurando comprar imediatamente.

Para ajudar a tirar o máximo de proveito das visitas em seu site, vale executar campanhas que incentivem o retorno do visitante.

Todo mundo que visita seu site é um cliente potencial, especialmente aqueles que iniciam o processo de compra e depois abandonam o carrinho. Uma campanha de redirecionamento permite que você “acompanhe” esses consumidores pela internet, com anúncios específicos para eles, pois o objetivo é estar na frente deles quando eles tomarem a decisão de comprar.

Além disso, você pode utilizar ofertas de saída para ajudar a manter seu cliente interessado em finalizar a compra no seu e-commerce. Um pop-up promocional que dispara quando um visitante está tentando deixar seu carrinho sem concluir a compra, códigos de desconto e outras promoções atraentes são boas opções para tentar manter o consumidor em seu site. Quando se ouve a palavra ‘pop-up’ muitas pessoas ficam nervosas, mas nesse caso, a função pode funcionar, se for programada para aparecer no instante que o cliente vai fechar a página sem finalizar a compra.

3. Use imagens profissionais

Você tem uma chance de impressionar um visitante do seu site, já que a maioria nunca mais retornará. Deixar uma excelente primeira impressão é crucial, por isso é importante que tudo seja perfeito – inclusive a apresentação de seus produtos. Se você estiver vendendo produtos de outras marcas, peça ao fabricante por imagens profissionais. Se você está vendendo seus próprios produtos, invista num fotógrafo profissional.

4. Reforce a segurança do site

Se você estiver vendendo online, a maioria dos provedores de serviços comerciais exigirá que seu site tenha um certificado SSL (Secure Socket Layer). Para enfatizar a segurança, a recomendação é incluir selos de confiança na sua página de check-out. Esta simples garantia de segurança pode ganhar a confiança do consumidor e, portanto, ajudar a reduzir as chances de abandono do carrinho de compras.

A maioria dos provedores SSL oferecerá um selo que você pode exibir em seu site e que pode ser usado para informar seus visitantes que você está fornecendo um ambiente de compras mais seguro.

Vale mencionar que quando se trata de segurança do site, você também deve se certificar de que seu conteúdo é seguro e livre de malware, fazendo limpezas e scans periódicos.

5. Expanda suas estratégias de Marketing

A temporada de compras de Natal pode ser uma oportunidade de impulsionar suas vendas. Por isso, muitos pequenos negócios devem considerar fazer um plano estratégico especialmente para essa época do ano. Dessa forma, as mensagens podem ser customizadas de acordo com a data comemorativa e as promoções podem ser temáticas.

Algumas ações simples que podem ser legais para seus clientes, ajudando a fazer com que eles se sintam que seu e-commerce tem o que eles precisam. Algumas são, por exemplo, enviar cartões digitais e e-mails personalizados, oferecer descontos especiais para clientes fidelidade, postar mensagens temáticas e dicas de presentes em suas redes sociais, fazer promoções relâmpago e até mesmo oferecer a opção de presentes embrulhados especialmente para datas comemorativas.

6. Distribua códigos de desconto e cupons

Antes de finalizar uma compra, muitos consumidores entram no Google e buscam: “[Nome do seu site] + código de cupom” na tentativa de economizar dinheiro. A maioria dos sites de comércio eletrônico tem promoções de datas comemorativas, então, para competir, pode ser interessante para a sua loja online ter alguns códigos de cupom espalhados e disponíveis pela web. Podem ser descontos de produtos ou mesmo uma oferta de frete grátis.

Inclusive, uma das maneiras mais fáceis que te ajudam a se certificar de que seus códigos de cupom apareçam nos resultados da pesquisa é publicá-los em mídias sociais. O Twitter por exemplo, é um ótimo canal, porque a maioria dos tweets é indexada pelo Google.

7. Adapte seu site para celular

Segundo o MMA Mobile Report 2017, feito pela Kantar, jovens da Geração Z brasileira passam e média 4 horas e 17 minutos por dia na Internet no celular. Que o acesso mobile só aumenta não é novidade, por isso, fornecer uma experiência móvel agradável em termos de navegação do site é essencial.

Os consumidores precisam conseguir navegar pelo seu site e encontrar rapidamente o que estão procurando a partir de qualquer dispositivo. Muitas ferramentas de criação de sites, desenvolvedores e designers web oferecem serviços mobile para pequenas empresas e podem te ajudar a desenhar um site responsivo que seja a cara do seu negócio.

8. Mostre opções de contato em todas as páginas

Informações de contato que são acessíveis a partir de todas as páginas do seu site ajudam a aumentar a confiança do consumidor, além de permitir que eles te achem rapidamente caso tiverem uma pergunta sobre um produto ou uma compra passada. Em adição a isso, passam a garantia de que se eles tiverem algum problema mais para frente, podem facilmente entrar em contato com sua empresa.

Com tantos sites de comércio eletrônico disponíveis, você precisa ter certeza de que seus potenciais clientes estão confiantes o suficiente para comprar na sua loja online. Um endereço visível da empresa, um número de telefone e uma página de contato detalhada são grandes diferenciais.

Aumentando as vendas online no Natal

A conversão do tráfego do site durante datas comemorativas é extremamente valiosa, tanto em termos de receita que você pode gerar, como também em termos de crescimento e reconhecimento de marca. A temporada de Natal, por exemplo, é uma ótima oportunidade para apresentar sua marca a um novo público e criar novos clientes. Por isso, aproveite o momento e otimize sua loja online.