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Revista PEGN

Mais de 554 mil pequenos negócios optantes pelo Simples Nacional no Brasil atuam no comércio varejista de moda feminina, masculina e infantil. Em Minas Gerais, já são 61,7 mil Micro e Pequenas Empresas (MPE) e Microempreendedores Individuais (MEI), optantes que investem no segmento.

Diante desse mercado que não para de crescer, o Sebrae destaca algumas estratégias para aumentar as vendas e a competitividade dos pequenos negócios. Confira:

> Invista em visual merchandising para atrair os clientes para sua loja.

> Facilite o pagamento, com a oferta de diversas opções, como parcelamento no cartão de crédito e crediário.

> Analise possíveis reduções de custos e de margem de lucro para tornar os preços mais acessíveis aos clientes, sem afetar a qualidade e se diferenciando da concorrência.

> Invista em atendimento e técnicas de venda por meio de capacitação da equipe.

> Avalie se possui capacidade de investimento e pondere sobre os prós e contras de ter uma loja em shopping.

> Conheça as necessidades do seu consumidor e desenvolva estratégias para atendê-las.

> Algumas empresas do varejo de moda estão presentes somente no ambiente on-line e têm apostado no showroom de experiência de compra, onde disponibilizam seus produtos para que o consumidor os conheça antes de comprar.

> Capacite sua equipe de vendas. Tanto em plataformas on-line quanto na loja física, a equipe deve estar preparada para atender aos clientes da melhor forma possível.