A ascensão do microcrédito

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Santa Catarina conta com mais de 210 mil microempreendedores individuais formalizados, número expressivo para a economia do Estado, pois representa cerca de 50% do total de empresas formalizadas. Na área de abrangência da coordenadoria regional oeste do Sebrae/SC, que atende 54 municípios, são mais de 16 mil  microempreendedores individuais formalizados. Chapecó concentra mais de cinco mil profissionais nesta categoria.

Com o aumento no número de pequenos negócios, vem crescendo também a demanda por produtos e serviços de microfinanças. A microfinança tem o papel de suprir as necessidades de pessoas e empresas com acesso ao crédito e serviços financeiros, facilitando a atuação de empresários de micro e pequenas empresas, o que contribui para a consolidação dos negócios.

Microfinanças, de acordo com informações do Portal do Sebrae Nacional, é o conjunto de produtos e serviços especializados destinados ao atendimento das necessidades do empreendedor individual, de micro e pequenos empreendimentos. Além do microcrédito, são oferecidos outros serviços como o de transação eletrônica de pagamentos e recebimentos (cartão de crédito e débito), microsseguros, depósitos, aplicações financeiras e serviços previdenciários.

A gerente executiva da Credioeste, Marcia Biffi, explica que o microcrédito é uma das modalidades de microfinanças mais procuradas, principalmente por empreendedores autônomos e empresários de pequenos negócios. Sua metodologia é adequada ao perfil e às necessidades de empresas de micro e pequeno porte e oportuniza o financiamento de atividades produtivas para investimentos em capital de giro, equipamentos, estrutura física, entre outros. “As garantias são mais simples e de acordo com as condições dos empreendedores. Além disso, a burocracia é reduzida, o que agiliza a análise, a aprovação e liberação dos recursos”, frisa Marcia.

Caracterizada como uma organização sem fins lucrativos, criada para atender empreendedores formais e informais, a Credioeste libera, em até 24 horas, os financiamentos de até 10 mil reais com pagamento de 6 a 24 meses. “Nosso objetivo é fomentar os micro e pequenos empreendimentos, informais e formais, visando melhorar a renda das famílias e manter ou aumentar os postos de trabalho”, ressalta o presidente Ivonei Barbiero. 

Criada em 1999, no município de Chapecó, a agência de microcrédito conta com três postos avançados de atendimento: Pinhalzinho (SC), Nonoai (RS), que atende o norte do RS, e Passo Fundo (RS). Considerado o mais recente investimento da Credioeste, o posto avançado de Passo Fundo iniciou sua operação em abril deste ano e representou uma importante evolução para ampliar a atuação no mercado e fortalecer não somente as ações da agência, como também possibilitar o crescimento dos pequenos negócios do município por meio da liberação de microcrédito.

Marcia explica que a técnica de trabalho utilizada pela Credioeste é própria e consiste em visitas aos clientes para identificar as necessidades e orientar sobre o uso do crédito. “Antes de formalizar o empréstimo, é feito um levantamento socioeconômico com o microempreendedor para obter informações econômicas, sociais e familiares. Com isso, é possível orientar o cliente sobre a melhor forma de utilizar o crédito”.

A gestão adequada dos recursos, segundo o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Marcelo Redin de Mello, é fundamental para o sucesso dos negócios.  “Fomos educados que o dinheiro não está na gestão, mas na produção. As pessoas se preocupam muito no dia a dia com comprar e vender e a gestão acaba ficando para quando dá tempo de fazer”, exemplifica, acrescentando que na atual conjuntura econômica é necessário ter ainda mais controle financeiro.

VISÃO DE FUTURO

Depois de atuar durante seis anos na área administrativa, na qual possui formação universitária, Paulo Henrique Schwarz apostou tudo numa oportunidade de negócio. Sem conhecer nada sobre a parte técnica do empreendimento, comprou um salão de beleza, buscou especialização em cabelo masculino e barba e contratou uma funcionária para atuar com os cuidados de beleza femininos.  “Quando a oportunidade surgiu, não pensei duas vezes e não me arrependo”.

Formalizado como microempreendedor individual, Paulo Henrique investiu no empreendimento em 2014. O London Beauty And Barber Shop vem crescendo a cada ano e, em breve, deve alterar a categoria jurídica, pois há necessidade de contratação de novos funcionários. “Nossa meta é dobrar de tamanho”, destaca o empresário, ao comentar que atualmente a carteira de clientes é de aproximadamente 400.

Para investir em estrutura, produtos e equipamentos, Paulo Henrique realizou três empréstimos na Credioeste – dois deles por meio do Programa Juro Zero. “Organizações como a Credioeste são fundamentais para o crescimento dos pequenos negócios”, conclui ressaltando que o atendimento da agência de microcrédito é excelente.