Você sempre teve vontade de empreender e agora surgiu a oportunidade de investir em um negócio, mas você não sabe se vale a pena? Então confira as dicas que preparamos neste artigo para te ajudar a decidir se chegou, ou não, a hora de virar um empreendedor!
Uma das alternativas para quem deseja empreender, mas não tem uma ideia de negócio clara, é adquirir uma ‘empresa pronta’ com marca, carteira de clientes e faturamento. Tem muito empreendedor buscando um sócio para dar um upgrade no negócio e tem outros que, pelos mais variados motivos, querem sair do ramo e dar outro rumo à vida. Sim, nem sempre o motivo da venda de uma empresa é a geração de prejuízo! Empresas saudáveis e lucrativas são colocadas à venda por questões pessoais, como: busca de novos desafios, problemas de saúde, aposentadoria, divórcio ou necessidade de mudar de cidade ou região por causa dos filhos ou cônjuge, dentre muitas outras.
Um bom plano de negócio deve incluir:
Análise de mercado: não basta saber o faturamento atual da empresa e quanto ela vendeu nos últimos anos. É fundamental que você saiba qual o tamanho do mercado e as expectativas para o futuro. Olhe para fora da empresa e analise o potencial de crescimento e todas as oportunidade e ameaças. Canais de venda, concorrentes, fornecedores e parceiros devem entrar nessa análise.
Análise econômico-financeira: o prazo e a taxa de retorno sobre o investimento são indicadores fundamentais para quem está colocando suas economias em um negócio. Em regra, a taxa deve ser bem maior do que as obtidas nos investimentos tradicionais oferecidos pelas instituições financeiras, justamente para compensar os riscos de ter um negócio próprio. A taxa e o prazo de retorno são calculados através do resultado operacional da empresa (lucro ou prejuízo) e para chegar nele são analisados os custos, as despesas e a expectativa de faturamento ao longo dos meses.
Costumo dizer que a elaboração de um plano de negócio não garante o sucesso, mas reduz consideravelmente as chances de fracasso. Porém não é só a análise dos números que ajuda a decidir pelo investimento. Deve-se somar ao plano de negócio uma boa reflexão sobre o seu ‘perfil empreendedor’. Avalie sua capacidade de correr riscos e sua vontade em aprender coisas novas. Gerir uma empresa inclui habilidades técnicas e comportamentais, como: planejamento, organização, resiliência, liderança, criatividade e negociação. Você não sabe se está pronto? Então invista um tempo em desenvolvimento. Vale a pena!