Como fazer uma pesquisa de mercado para ajudar o seu negócio

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Revista PeGn

Conhecer o perfil do cliente, detectar novas tendências, avaliar a performance dos produtos e serviços oferecidos e estudar a estratégia dos concorrentes são exemplos de tarefas obrigatórias para quem quer ter sucesso nos negócios. Mas como fazer para obter essas informações?

Quando realizada corretamente, a pesquisa mercadológica pode oferecer dados consistentes, que, somados à experiência do empreendedor, tornam o processo de decisão mais rico e preciso. Para saber se os empreendedores estão atentos ao mercado onde atuam, o Sebrae-SP realizou uma pesquisa com 1,7 mil donos de pequenos negócios.

O resultado mostrou que 66,7% das micro e pequenas empresas paulistas costumam acompanhar o mercado, contra 24,8% que não têm o hábito de estudar o segmento da empresa. Entre os donos de negócios que responderam positivamente, os principais assuntos avaliados são: preços e cotação de moedas (36%); informações sobre a concorrência (29%); novidades, por exemplo, lançamentos e produtos (29%); informações técnicas (14%); e feiras e eventos (13%).

Futuros clientes

O consultor do Sebrae-SP Edgard Neto ressalta que um dos principais objetivos de uma pesquisa de mercado é não só conhecer de perto os clientes já existentes, mas também os futuros. “Uma boa pesquisa indicará como um produto ou serviço será recebido, quem se interessará por ele, e até qual preço o consumidor estará disposto a pagar”, afirma. As informações também podem demonstrar quais as vantagens que os produtos concorrentes oferecem e seus pontos fracos. “Também é possível identificar como o público reagirá ao nome do produto, à sua embalagem, design, sabor, entre outras características”, completa Edgard Neto.

Para o sócio-diretor da empresa EcoQuest, Henrique Cury, especializada em qualidade do ar em ambientes internos, mais do que estudar a concorrência, é fundamental conhecer as reais demandas e oportunidades existentes de cada cliente e que ainda não foram supridas no mercado. Isso é realizado por meio de pesquisa, que a empresa faz com a ajuda de associações do setor. “Essas entidades disponibilizam ferramentas e materiais que nos possibilitam pesquisar a fundo, enxergar as limitações e conhecer as regras e normas para cada área que necessita dos nossos serviços”, diz.

Para o empreendedor, o trabalho de pesquisa mostra alguns caminhos pelos quais a empresa pode seguir para ganhar fatias de mercado. “Por exemplo, no nosso segmento, existe a questão de mofo ou de odores. Ambos os problemas são tratados com medidas paliativas como desumidificadores ou ventilação. Nosso trabalho é estudar as soluções adequadas para cada ambiente e apresentar tecnologias de ponta para esses problemas e que ainda não são disponibilizadas”, afirma.

Personalização

Edgard Neto, do Sebrae-SP, acredita que pesquisas que levem à personalização do atendimento podem fazer a diferença. “O empreendedor precisa entender que conhecer detalhadamente os consumidores e clientes, como seus gostos, seus costumes, seu poder de compra, são fundamentais para o sucesso do negócio’, diz. O básico, porém, não pode faltar. “Uma recomendação importante para o empreendedor é fazer o uso do cadastro de clientes para entendê-los melhor. Esse material deve conter dados como nome, telefones, e-mails, endereço, sexo, profissão, faixa etária e, principalmente, o que compram, por que compram e com qual frequência”, aponta o consultor.

7 passos para conhecer o mercado

1. Defina o objetivo da pesquisa: o que você quer descobrir com ela? Pode ser para definir a qualidade e a variedade dos produtos, ajustar preços ou dimensionar o tamanho da equipe de vendas.
2. Estabeleça quem é o público-alvo da pesquisa: fornecedores, consumidores ou concorrentes? O público é definido com base no objetivo da pesquisa.
3. Defina o tamanho da amostra da pesquisa, isto é, quantas pessoas deverão respondê-la.
4. Elabore um roteiro básico de perguntas. Elas devem: ser simples, diretas e imparciais; ser testadas internamente antes de aplicadas aos consumidores; conter todos os aspectos que se deseja detectar, como aceitação do produto, se a necessidade do consumidor será atendida, o quanto imaginam que vão consumir e opiniões gerais sobre o produto.
5. Elabore o questionário com as perguntas já testadas e validadas.
6. Aplique o questionário junto ao público-alvo da pesquisa, buscando ser isento. Não direcione as perguntas para obter as respostas que você deseja.
7. Compile os resultados e analise as respostas