Como potencializar micro e pequenas empresas no mundo digital?

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E-commerce News

Estamos todos conectados. Só no Brasil, 116 milhões de pessoas têm acesso à internet, número que representa 64,7% da população do país, segundo dados do IBGE. A mudança para o online, acarretou impactos em diversas áreas. No mercado consumidor não seria diferente, empresas passaram a atender pela internet e não estamos falando apenas do e-commerce. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria americana McKinsey aponta que 75% dos clientes só tomam a decisão de compra após terem contato com a marca pelas redes sociais.

Apesar destas claras tendências, há um contraste no cenário de micro e pequenas empresas do Brasil. Talvez você pense “quem não tem um site atualmente?”. Por mais que esse seja um fator óbvio para aqueles que querem se manter em constante desenvolvimento, um estudo realizado pela TIC Empresas revela que 43% das micro e pequenas corporações brasileiras não possuem uma página na web.

Não importa o tamanho do seu negócio é imprescindível que ele tenha uma boa presença online. Por meio do marketing digital, é possível exibir o logo e o verdadeiro valor da empresa para milhares de pessoas diariamente e gerar novas oportunidades.

O primeiro passo para quem quer migrar é identificar qual o público-alvo do seu empreendimento. Assim, é possível gerar conteúdo adequado e direcionado para audiência correta. Para traçar esse perfil, é preciso criar questionários para seus clientes e leads ou, se você ainda não tem essa base de dados de pessoas que se interessam pelos seus serviços, opte por uma pesquisa de mercado.

Em seguida, determine os objetivos. Fidelização de clientes, aumento de vendas, gerar reconhecimento de marca e aumentar o engajamento são alguns dos exemplos. Com isso em mãos, é necessário traçar estratégias para alcançar esses propósitos.

O marketing digital oferece diversos caminhos que podem ser seguidos para atingir alvos, mas cada caso tem suas particularidades, que devem ser estudadas individualmente. Dentre os métodos mais comuns estão campanhas de anúncios pagos, conteúdos em mídias sociais, produção de vídeos, e-mail marketing e SEO, que é um tipo de otimização para mecanismos de busca.

O marketing digital permite que empresas realizem investimentos controlados, totalmente mensurável e passível de análises dos resultados com precisão. Por isto, micro e pequenos negócios devem aproveitar este poder e realizar experimentos para entender o que melhor funciona para elas ou não, com agilidade.

Podendo ser um investimento acessível e controlado, configura um fator imprescindível à sobrevivência de empresas em meio à tantas oportunidades no mundo digital.