Confira dicas valiosas para organizar o dia a dia da sua empresa

6 filmes e séries que mostram como a criatividade pode mudar o mundo
29 de novembro de 2017
Pequenos negócios viram os principais empregadores do país
1 de dezembro de 2017

Pequenas Empresas e Grandes Negócios

A empresária Agnes Martins montou em casa uma pequena fábrica de bolsas e roupas depois de perder o emprego em uma loja de ferramentas em 2010. Com R$ 600 da rescisão, começou o negócio.

Durante as 14 horas de trabalho por dia, ela cria produtos, faz a modelagem, costura, divulga e faz vendas.

Justamente por tocar a empresa sozinha, às vezes a produtividade de Agnes vai lá para baixo.

O consultor Haroldo Matsumoto deu dicas para a empresária aumentar a produtividade. “O empreendedor precisa ter um relógio e dividir o tempo em duas partes: metade para a produção, entrega e finanças e a outra metade para as vendas.”

As vendas são a alma do negócio

Para Matsumoto, o empreendedor deve usar uma técnica de concentração para cada tarefa. Assim, a pessoa deve escolher uma atividade e tem que esquecer o telefone, mensagens no celular e se concentrar naquela atividade, no mínimo, por 20 minutos.

Outra empreendedora que não para é a figurinista Ariele Marcondes, dona de um pequeno ateliê onde produz cachecóis e lenços. O negócio começou em 2015 com um investimento de R$ 5 mil.

Marcondes também trabalha de casa e de acordo com o consultor, o empreendedor pode usar o mesmo local onde mora para trabalhar, mas tem que considerar os custos que tem com internet, àgua, luz, telefone e incluir na parte financeira do negócio. Assim, quando a empresa crescer, vai saber todos os custos reias na hora de precificar o produto ou serviço.