Conheça o perfil das mulheres que empreendem no Brasil

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Pequenas Empresas e Grandes Negócios

Qual é o perfil da empreendedora brasileira? De acordo com a Rede Mulher Empreendedora, ela tem, em média, 39 anos, quase 80% têm ensino superior completo ou mais, sendo que mais da metade (55%) têm filhos. Das que já são mães, 75% dizem que decidiram empreender depois da maternidade.

Dilma Campos é um exemplo de empreendedora brasileira. Ele é formada em odontologia e travalhava na área de eventos. Chegou a um cargo de direção de uma grande empresa da área, só que sabia que não tinha mais espaço para crescer. “Não tinha mais para onde ir, para onde crescer, acho que ali, como diretora de produção eu tinha alcançado o lugar máximo”, conta.

Na época, a empresária tinha 39 anos e já havia sido mãe. Não deu outra. Dilma Campos foi até um banco procurar crédito e descobriu que a situação não era nada favorável: “As pesquisas mostram isso, as mulheres têm maior dficuldade para conseguir crédito. Quando você é mulher, tem que provar três vezes que é melhor do que os outros, e quando você é mulher e negra, tem que provar cinco vezes que você é melhor que os outros.”

Hoje, a empresa de eventos e marketing profissional de Dilma tem 10 funcionários e espera fechar 2017 com R$ 3 milhões de faturamento.

Apesar de todas essas dificuldades, Dilma Campos faz parte de uma minoria. Apenas 20% das mulheres negras e pardas têm uma microempresa ou uma empresa de pequeno porte. Ou seja, as mulheres brancas são a maioria nas empresas mais bem estruturadas.

Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora analisa as grandes barreiras para o empreendedorismo feminino: “As maiores barreiras são o planejamento, organização e gestão do negócio. Acesso ao crédito também é uma dificuldade. E busca pelo conhecimento e capacitação”.