O distanciamento social, o cuidado com a higiene e a alimentação são fundamentais para combater o novo Coronavírus. Devido às medidas de prevenção estabelecidas pelo Governo do Estado, os estabelecimentos comerciais adotaram as orientações de isolamento para combater a disseminação do vírus, o que dificultou as vendas dos pequenos negócios. Para auxiliar essas empresas, a Credioeste apoia o consumo consciente.
De acordo com o presidente da Credioeste, Ivonei Barbiero, os negócios locais são o combustível de toda a economia. “Estimular o desenvolvimento do comércio do seu bairro e do município é primordial, pois os pequenos negócios contribuem com a geração de empregos e com a distribuição de renda, promovendo também o desenvolvimento social. Esse período exige união e apoio dos consumidores para adquirirem mais serviços e produtos de pequenas empresas”, destaca.
Inovação é outro fator para impulsionar as vendas. Para modernizar o atendimento, as mídias sociais são fortes aliadas. A gerente executiva da Credioeste, Marcia Biffi, destaca que metodologias digitais são importantes processos de adaptação antes mesmo das empresas sofrerem os impactos da pandemia. Especialistas relatam que o modelo tradicional de venda – esperar o contato e a visita de clientes – está predestinado a terminar.
“Os consumidores buscam informações de funções e preços de produtos em diversos meios de comunicação. A Credioeste tem adotado essas práticas também, pois manter-se ativo nas redes sociais é crucial para melhorar a visibilidade no mercado. Utilizar novas estratégias e tecnologias é indispensável para aumentar as aquisições neste período”, destaca Marcia.
Para obter bons resultados no Facebook, que registra mais de dois bilhões de usuários, os empreendedores devem ficar atentos ao objetivo e conteúdo do post, atender as necessidades do público-alvo, conversar com os seguidores, apresentar características exclusivas, analisar a imagem da empresa e seguir profissionais que são referência no segmento. Também é preciso conhecer a diversidade de ferramentas do aplicativo.
O Instagram tem funções parecidas com o Facebook. O diferencial é que nesse aplicativo é possível configurar para conta comercial e tornar o perfil profissional. Nesse caso, o usuário tem acesso a informações sobre o público, (gênero e faixa etária), municípios com maior alcance de seguidores, número de pessoas que começaram a seguir, alcance dos posts e os melhores dias e horários de publicação.
A orientação para utilizar essa rede social é publicar fotos e vídeos de qualidade com áudios sem ruídos e bom enquadramento; analisar os melhores dias e horários para publicação; planejar e agendar os posts; postar stories; interagir com o público; patrocinar o conteúdo para ter maior alcance; utilizar hashtags de acordo com o segmento do negócio e ficar atento às publicações e novidades da concorrência.
Os stories têm ferramentas divertidas e que podem contribuir para aumentar a interação e o engajamento:
WHATSAPP BUSINESS
O Whatsapp Business é utilizado cerca de 3h15 semanalmente por usuário e visualizado aproximadamente de 70 a 150 vezes ao dia no Brasil. Esse aplicativo tem funções simples e eficientes: