Credioeste celebra 22 anos com ação de conscientização ambiental

Credioeste distribuirá mudas de árvores no centro de Chapecó
1 de junho de 2021
Pesquisa aponta satisfação dos clientes com a Credioeste
1 de julho de 2021

O aniversário de 22 anos da Credioeste foi marcado pelo cuidado com o meio ambiente. A agência de microcrédito distribuiu 1.500 mudas de árvores nativas e frutíferas para seus clientes e entidades de Chapecó (SC). O objetivo foi promover qualidade de vida e bem-estar para a população, além de conscientizar sobre a importância de preservar a natureza. A ação também foi realizada em alusão ao Dia da Ecologia e ao Dia Internacional do Meio Ambiente.

Durante o mês de junho foram entregues 23 espécies de mudas: angico-vermelho, araçá-vermelho, ariticum, camboatá-branco, canafístula, canela-amarela, canjerana, cedro, cerejeira, guanandi, ipê-amarelo, ipê-roxo, jaborandi, jaboticabeira, louro-mole, mamica-de-cadela, marmeleiro, pata-de-vaca, pessegueiro-bravo, pitangueira, quajuvira, tarumã e vacum. O engenheiro agrônomo, Alencar Belotti, sócio-proprietário da Bio Garden Meio Ambiente e Viveiro Florestal, empresa parceira da Credioeste, explicou sobre a relevância de cultivar árvores nativas ao invés de exóticas – de outro País.

“Um entre os principais problemas de desequilíbrio é a invasão por espécies exóticas, que incluem uma variedade de horticulturas, comestíveis, grande valor comercial e ornamentação. As espécies invasoras dominam florestas, parques e unidades de conservação. Elas representam grande ameaça à biodiversidade, pois quando presentes em ambientes favoráveis interferem no desenvolvimento das plantas nativas, além de alterar o funcionamento natural daquele local”, alertou Belotti.

O engenheiro agrônomo também ressaltou a importância de realizar ações que incentivem a conscientização. “Os problemas ambientais são de grandes proporções. O desmatamento e o desenvolvimento dos centros urbanos aceleraram a aproximação entre animais selvagens e humanos, aumentando a proliferação de vírus e bactérias. Por isso, iniciativas como a da Credioeste são indispensáveis e demandam esforço de todos. Essas ações são essenciais para reduzir os impactos ambientais. Percebemos que esse foi o grande propósito da Credioeste: estimular e fortalecer o cuidado com a nossa natureza”, afirmou.

O presidente da Credioeste, Ivonei Barbiero, salientou que o intuito da iniciativa foi sensibilizar funcionários, clientes, entidades e toda a comunidade em benefício da preservação dos ecossistemas. “Enfrentamos diversos problemas que prejudicam a nossa qualidade de vida, como a poluição das águas e dos solos, a contaminação do ar pela emissão de gases e o aquecimento global. Acredito que juntos podemos mudar esse cenário e proteger nossas riquezas: a fauna e a flora. É um orgulho afirmar que a Credioeste comemorou seu aniversário em grande estilo, cumprindo com a nossa responsabilidade social”, destacou.

ENTIDADES

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) foi uma das entidades que recebeu as mudas de árvores nativas e frutíferas da Credioeste. De acordo com o diretor executivo, Fabio Luis Magro, a iniciativa da Agência vem ao encontro de projetos e ações da ACIC. “Incentivamos práticas sustentáveis nas empresas, estimulando atitudes no dia a dia que promovam a melhoria da qualidade de vida. O plantio de mudas de árvores é um bom exemplo de ações simples que todos podem realizar. Ficamos felizes em fazer parte dessa ação que marca os 22 anos da Credioeste, o Dia da Ecologia e o Dia Internacional do Meio Ambiente. São atitudes como essa que tornam o lugar onde moramos e temos nossas empresas melhor para trabalhar e viver”, salientou.

O diretor executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), Jeancarlo Zuanazzi, evidenciou a responsabilidade da população mediante a preservação ambiental.  “Sabemos o quanto a sustentabilidade é essencial para preservar o meio ambiente e, consequentemente, para garantir saúde e qualidade de vida à população. Ao comemorar seus 22 anos com a doação de 1.500 mudas de árvores frutíferas e nativas, a Credioeste contribuiu com o futuro do planeta e ajudou a conscientizar a sociedade sobre a importância da adoção de práticas que minimizem os impactos ambientais no dia a dia. Afinal, todos nós temos responsabilidades socioambientais e, se cada um colaborar de alguma forma, teremos um futuro muito melhor. Parabéns Credioeste pelo aniversário e pelo incentivo à arborização de Chapecó!”.

A diretora executiva do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), Mayara Lazzarin, relatou sobre o papel fundamental das instituições locais para o desenvolvimento sustentável. “Empresas com consciência ambiental conseguem se destacar perante os consumidores, pois a sustentabilidade é uma demanda global que se tornou uma preocupação para grande parte da sociedade. A Credioeste se destaca com iniciativa importante no cenário atual. Em comemoração aos seus 22 anos foram entregues mudas de árvores para parceiros e clientes, uma forma de celebrar suas conquistas se preocupando com o todo. Parabéns Credioeste!”.