Credioeste participa do II Workshop sobre Padrões Mundiais de Desempenho Social

Pequenas empresas ganham visibilidade no mercado local
13 de outubro de 2016
Como micro e pequenas empresas podem impulsionar o crescimento através de atendimento eficiente e cultura forte
25 de outubro de 2016

MB Comunicação

A Credioeste esteve representada pela gerente executiva Marcia Biffi no II Workshop sobre Padrões Universais de Desempenho Social, na última semana, em Florianópolis. O evento foi promovido pela AMCRED-SC com o apoio do Social Performance Fund, SEBRAE/SC e OIKOCREDIT. O foco foi aprofundar os seguintes temas: “Desempenho financeiro e desempenho social, duas faces do rendimento de uma mesma instituição comprometida com seus clientes” e “Medindo a Gestão do Desempenho Social (GDS), o caminho para alcançar as metas institucionais”.

No curso, a facilitadora Alexandra Annes da Silva detalhou as seis dimensões e os 19 padrões para a Gestão do Desempenho Social de acordo ao SPTF – Social Performance Task Force. A iniciativa oportunizou trabalhar os seis padrões de GDS com base em casos práticos do dia a dia das instituições de microfinanças e entender como a partir da adoção de boas práticas para o gerenciamento do desempenho social é possível medir o desenvolvimento e os resultados de uma instituição comprometida com seus clientes.

Desde fevereiro deste ano, a Credioeste está em fase de preparação para adotar os Padrões Universais para Gestão do Desempenho Social. A ferramenta foi criada para a área de microfinanças como um recurso que objetiva ajudar instituições financeiras (IF) a alcançar suas metas sociais. Para isso, são trabalhadas seis dimensões: definir e monitorar metas sociais; assegurar o compromisso do conselho, gerência e funcionários com as metas sociais; desenvolver produtos, serviços e modelos de canais de distribuição que atendam as necessidades e preferências dos clientes; tratar os clientes com responsabilidade; tratar os funcionários com responsabilidade; e equilibrar o desempenho financeiro e social.

Segundo Marcia, o workshop foi essencial para aprofundar conhecimento sobre a Gestão de D.S. – Social e Performance Task Force, o que possibilita ter mais subsídios para a implantação e o aperfeiçoamento da Gestão de Desempenho Social.  O presidente da Credioeste, Ivonei Barbiero, enfatiza que com Padrões Universais para Gestão do Desempenho Social, a agência de microcrédito tem condições de desenvolver produtos e serviços que atendem as necessidades dos clientes de forma planejada e organizada.