Dicas para cuidar da saúde financeira da empresa

Sebrae/SC apresenta soluções e leva startups para a Tecnoeste
20 de fevereiro de 2018
WhatsApp nos negócios: dicas de uso para evitar a fúria do cliente
22 de fevereiro de 2018

G1

Não é coisa fácil lidar com dinheiro. Se a gente se enrola com conta do cartão de crédito ou se esquece de guardar um dinheirinho para as emergências, imagina com as finanças de uma empresa.

Para ensinar a fazer um bom planejamento, eu entrevistei a Maiara Xavier que é educadora financeira. No vídeo abaixo ela dá três dicas fáceis de colocar em prática:

Então, não importa o tamanho da sua empresa ou se você só está começando a empreender, siga esses conselhos:

– Separe as contas da empresa das contas pessoais. Mesmo que a empresa ainda seja só você, seus gastos pessoais não são da empresa.

– Encare a divulgação e o marketing como investimentos. Afinal, é preciso ser visto. Porém, fique atento ao momento certo de investir.

– Tenha um capital de giro, ou seja, o dinheiro necessário para as operações da empresa. Se o faturamento da empresa cair momentaneamente, por exemplo, ou se um cliente não pagar no prazo, você não fica na mão, porque terá o dinheiro para pagar suas despesas.

– Uma dica um pouco mais difícil de colocar em prática é fazer uma projeção mensal dos valores de receitas e despesas para o período de um ano ou, pelo menos, para seis meses. O passo seguinte é saber as datas em que são pagas as despesas e recebidas as receitas para então projetar o fluxo de caixa. Depois, compare mensalmente os valores realizados com os valores projetados. Feito isso, a próxima etapa é rever os valores projetados para os meses seguintes.

– Seja pessimista nas projeções ou conservador, como dizem os profissionais da contabilidade. Se você fez uma boa projeção dos valores, mesmo assim, aumente em 10% o valor das despesas e diminua em 10% o valor das receitas.

Ter um bom planejamento financeiro é fundamental para construir uma empresa saudável. Mesmo assim, tenha um plano alternativo para casos de emergência.