Empreendedora de Concórdia fala sobre os desafios de administrar os negócios

Inovação: empreendedora investe na produção de bonecos inclusivos em Chapecó
24 de maio de 2019

MB Comunicação

Formalizada como microempreendedora individual (MEI) desde fevereiro de 2018, Marcelle Tormen, é proprietária de um ateliê de costura que atua na produção de produtos diversificados por meio de encomendas em Concórdia, Oeste catarinense. “O propósito é oferecer itens exclusivos e personalizados, de acordo com o desejo de cada cliente. Confeccionamos peças utilitárias como nécessaires, bolsas e porta objetos diversos, além de fantasias e acessórios de sob medida para adultos e crianças”, relata.

A empreendedora conta que atua no mercado há mais de 16 anos, mas somente há dois anos decidiu apostar no próprio negócio.  “O Sebrae contribuiu muito para minha capacitação. O MEI é uma longa jornada, precisamos descobrir no dia a dia a rotina de uma empresa e gerenciar vários setores. O caminho é árduo, mas com o apoio do Sebrae, consigo profissionalizar o processo de crescimento da minha empresa, melhorando as perspectivas de desenvolvimento e expansão do meu próprio negócio. Acompanho os conteúdos do Sebrae desde a minha adolescência e isso despertou o meu lado empreendedor. Tenho acesso a conhecimentos que auxiliam na estruturação de meu negócio como, por exemplo, a divulgação dos produtos, atendimento ao cliente, ferramentas de planejamento e gestão como o Canvas, etc”, enfatiza a empreendedora ao complementar que esses conteúdos são muito importantes para seu desenvolvimento.

Na Semana do MEI, Marcelle participou das oficinas “Como controlar o fluxo de caixa” e “Como definir preço de venda”. “Procuro participar sempre que o Sebrae oferece essas atividades”.

Semana do Mei

As atividades da Semana do MEI realizadas na Semana do MEI em Concórdia foram promovidas pelo Sebrae/SC em parceria com a Prefeitura e integram as ações do Programa Cidade Empreendedora.  O objetivo foi auxiliar quem quer formalizar seu negócio e oferecer orientações aos MEIs sobre gestão, inovação, finanças e benefícios da categoria jurídica. “A Semana do MEI é um momento para intensificar as atividades de formalização e capacitação, mas é importante destacar que o atendimento na Sala do Empreendedor de Concórdia segue normalmente após o evento ”, ressalta o secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Concórdia, Wagner Simioni.

Cidade Empreendedora

A Semana do MEI em Concórdia foi a primeira ação que integra o Programa Cidade Empreendedora – ciclo 2 que foi lançado nesta segunda-feira (27), no Centro Cultural. A iniciativa, desenvolvida pela Prefeitura com apoio do Sebrae/SC, tem por objetivo apresentar as ações que serão realizadas para promover o desenvolvimento econômico local. Entre as atividades em destaque nessa nova fase do programa, Simioni menciona a aceleradora do microempreendedor individual (MEI), o Plano de Turismo e a inauguração da Sala do Empreendedor. “Daremos sequência às iniciativas de estruturação e implementação de ações para garantir um desenvolvimento sustentável ao município”.