GOLPE: Credioeste alerta sobre cobranças de origem duvidosa

Construtor civil expande os negócios com apoio de microcrédito
2 de setembro de 2020
Credioeste distribui mudas de árvores em Chapecó e Pinhalzinho
25 de setembro de 2020

O trabalho home-office vem sendo adotado por diversas empresas para manter os negócios ativos durante a pandemia e cumprir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate da covid-19. Neste período, as fraudes ocorrem, principalmente, por meio do uso do nome de instituições de microcrédito. A Credioeste alerta que a ação tem ocorrido de forma generalizada. Os golpistas se passam por colaboradores da Agência de Crédito e ligam para uma lista aleatória de contatos, oferecendo descontos e vantagens indevidas.

Para que os empreendedores fiquem atentos e não caiam no golpe, a gerente da Credioeste, Márcia Biffi, esclarece que a agência não atualiza cadastros por telefone, reforçando que os dados pessoais não devem ser fornecidos. Outra orientação é referente aos pagamentos, pois os boletos contêm a razão social da instituição e são emitidos pelo Sicredi.  “O primeiro passo é certificar-se se o contato é mesmo da Credioeste e sempre desconfiar de propostas com descontos e vantagens que não foram solicitadas”, destaca.

A oferta de serviços e o golpe do boleto são aplicados em todo o País. Somente em Santa Catarina já foram registrados 5.832 crimes de estelionato neste ano. Os estelionatários passam o número da conta bancária para depósitos ou enviam as faturas por e-mail, geralmente pagas em função do volume de contas a serem quitadas ou desatenção do pagador. Conforme o presidente da Credioeste Ivonei Barbiero, para confundir os empresários, os valores dos boletos são variados, fazendo alusão a taxas ilegais ou que não existem.

“Antes de efetuar qualquer pagamento é preciso compreender do que se trata a cobrança. Geralmente os estelionatários apresentam nas faturas os artigos da Constituição Federal e prováveis punições caso o valor cobrado não seja quitado, aumentando a credibilidade da fraude. Por isso, em caso de dúvida, os empresários devem entrar em contato com as entidades e esclarecer sobre a cobrança para evitar prejuízos”, complementa o presidente da Agência de Crédito. 

CONTATO

Os processos judiciais e extrajudiciais vinculados à Credioeste são de exclusiva responsabilidade dos escritórios de advocacia Bortolotto & Advogados Associados e Rossetto Assessoria Jurídica. Ao receber mensagens e ligações suspeitas, entre em contato por telefone (49) 3322-3051 e pelo e-mail gerencia@credioeste.org.br.