Inovação e criatividade ao abrir o próprio negócio

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Administradores.com

2016 está sendo um ano difícil, mergulhado em crises políticas, econômicas e de valores, mas também pode ser um ano que traga oportunidades e inspiração e para novas ideias de negócios.

Não estou falando de grandes empreendimentos, os que requerem pesquisa e desenvolvimento para se tornarem vencedores.

Falo de pequenos negócios, onde a percepção do que acontece no ambiente inspira a criatividade e a inovação. Enquanto alguns choram pela crise, outros vendem lenços de papel.

É assim que podemos aproveitar lacunas que o mercado oferece e criar algo (produto, serviço, modelo de negócio, organização) que encante esse mercado. É hora de se auto avaliar e ver o que você tem de bom que possa ser explorado ou o que tem de deficiente que precisa ser melhorado, para colocar suas ideias em prática.

O que o ano em curso e os próximos anos reservam para os que querem empreender?

Uma coisa é fato concreto: a atual geração de consumidores é bem diferente das anteriores. Bens duráveis, como automóveis, eletrodomésticos sofisticados e até mesmo imóveis deixaram de ser o sonho de consumo para muita gente.

Uber, aplicativos de compartilhamento, bicicleta e transporte público estão tomando o lugar do veículo próprio e os sites de imóveis tipo AirBnB começam a ser utilizados por uma fatia do mercado consumidor além dos turistas. Cada vez mais gente opta por estilos de vida como trabalhar remotamente ou menos horas na semana. Nesse sentido, crescem oportunidades para novos negócios que exploram experiências e sentimentos em vez de bens de consumo.

Pequenos negócios se inserem nesse cenário e não existe fórmula mágica nem receitas infalíveis. O que existe são atitudes positivas, observação das demandas não atendidas, boas práticas e muito planejamento para chegar à inovação e, consequentemente, ao sucesso.

Quer empreender e inovar? Comece pela atitude. Tome a decisão de empreender. Analise suas possibilidades fazendo uma matriz swot de sua vida profissional. O que você acredita que tem de forças e o que reconhece serem suas fraquezas? Quais as oportunidades que vê no mercado, nas demandas que ainda não foram atendidas e reflita também nas ameaças que o ambiente desse futuro negócio possa apresentar.

Ideias nem sempre surgem do acaso. Elas também aparecem para você quando sua mente se abre para a observação do ambiente. Picasso dizia que a inspiração (a ideia) sempre aparece, mas deve encontra-lo trabalhando (observando atentamente). A maior fonte de ideias para seu negócio está na observação do comportamento de seus possíveis clientes e na identificação de demandas não atendidas do mercado. Analise o mercado onde pretende atuar e observe que lacunas esse mercado apresenta. Lacunas são as demandas não atendidas ou as demandas que ainda não foram identificadas pelo mercado. Invista nessa linha de pesquisa e você vai encontrar essa lacuna. Crie algo para atender a essa demanda reprimida ou crie uma nova demanda e aguarde o sucesso.

Use a criatividade e as informações sobre o mercado e produza suas ideias. Em seguida, reúna essas ideias e avalie qual é a mais viável, considerando três fatores: investimento necessário, tempo de implementação e possibilidades de retorno do investimento. Associe notas a cada fator e pondere pelo que considera mais crítico. Pronto, sua ideia inovadora está definida.

É importante estar atento ao mercado no qual seu empreendimento vai se inserir. Pesquisar e conhecer as características de seus possíveis clientes, fornecedores e concorrentes é fundamental para o sucesso do empreendimento.

Agora planeje seu empreendimento e como será sua gestão. Elabore um plano de negócio com três cenários: otimista, realista e pessimista. Capacite-se e reúna os recursos que vão ser necessários (pessoas principalmente).

Coloque seu plano de negócio em prática e a cada três meses faça a medição dos resultados, criando indicadores de esforço e de resultado. Messa quanto investiu e quanto lucrou com a inovação posta em prática.

Analise os indicadores e faça as correções de rumo ou incremente o que vai dando resultado.

Aos poucos seu empreendimento vai ganhando maturidade e você já pode planejar os próximos ciclos.

Lembre-se de que um produto ou serviço tem vida útil finita, como nós. Não deixe que ele atinja o crepúsculo sem antes criar seu substituto. Se você não o fizer, alguém o fará.