Mercado Plus Size é oportunidade para pequenas empresas

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Sebrae

O Sebrae Nacional promove em Fortaleza, nesta terça (13), o Fórum Sebrae Discute Plus Size, um evento nacional que a instituição realiza ao longo do ano para acompanhar mais de perto as tendências e inovações no segmento e mostrar para os empresários do varejo da moda que investir em roupas e acessórios plus size é uma oportunidade para micro e pequenas empresas.

Mais da metade da população brasileira está acima do peso e, dessas, 17,9% são obesas. São pessoas que demandam por roupas de tamanhos grandes e aquecem um nicho de mercado em expansão. A procura por roupas plus size é grande e existem poucas empresas atuando no segmento. De acordo com pesquisa do Sebrae, 17,7% das lojas do varejo da moda do Brasil vendem roupas em tamanho grande, sendo que apenas 3,5% delas são especializadas em moda plus size.

Para conhecer o perfil dos consumidores de moda plus size e os hábitos de consumo deles, o Sebrae fez uma pesquisa que mostrou que 71% das pessoas que usam GG encontram dificuldades para encontrar roupas nas lojas e 86% delas se diz insatisfeita com as opções de roupas para manequins grandes. O estudo mostrou que a maioria do público tem dificuldades de comprar vestido de festa (59%), calças (56%) e lingerie (49%). Além disso, a maior parte deles compra roupas mensalmente (38%) em lojas de departamento em sua maioria (52%).

Os dados são importantes para os empresários que atuam ou desejam atuar com plus size. Com a pesquisa, é possível entender melhor as necessidades dos consumidores para produzir e comercializar roupas com mais informação de moda, variedade de tamanhos, modelagem e caimento perfeitos ao biótipo do cliente. A pesquisa buscou saber a altura, o peso e o manequim de quem tem dificuldades de comprar roupas em lojas convencionais e apontou que 70% dos consumidores avaliam que os produtos plus size são básicos e apenas 16% acham que eles despertam desejo de compra.

Moda Plus Size é uma moda direcionada para pessoas, especialmente mulheres, que usam roupas acima do padrão convencional usado nas lojas, que usam roupas de tamanho acima do 44 e calçados acima do 39. A quantidade de potenciais clientes das roupas GG é, ao mesmo tempo, oportunidade e desafio, já que atuar nesse nicho exige uma compreensão sobre o público, suas necessidades, anseios, percepções e comportamentos. São pessoas que não querem apenas vestir uma roupa que atenda ao seu manequim, mas, sobretudo, ressaltar seu estilo e beleza por meio do uso de roupas e acessórios da moda.

O segmento da moda Plus Size é um mercado que cresce a cada ano e movimentou, em 2014, cerca de R$ 5 bilhões, o que representa 5% do faturamento total do segmento de vestuário, segundo a Associação Brasileira do Vestuário (Abravest) – dados que mostram que o mercado ainda se encontra muito aquém do seu verdadeiro potencial. Pesquisa do Instituto IEMI – Inteligência de Mercado identificou ao menos 492 indústrias de confecção, no Brasil, que já desenvolvem coleções específicas para o segmento PlusSize – o equivalente a apenas 2,5% do total dos estabelecimentos em atividade no setor. De acordo com o IEMI, de 2013 a 2015, o segmento avançou 7,9% em volumes de peças e quase 13% de receitas nominais.

O primeiro Fórum Sebrae Discute Plus Size aconteceu em 1º de julho em São Paulo e uma terceira edição vai acontecer em Campo Grande em novembro. O evento tem o objetivo de reunir empresários e especialistas para debater sobre novos modelos de negócios, comportamento do consumidor e os desafios do comércio desse tipo de roupa para subsidiar as ações do Sebrae para apoiar o desenvolvimento e fortalecimento dos pequenos negócios desse nicho. No evento, a coordenadora de varejo da moda do Sebrae Nacional, Wilsa Sette, vai apresentar a pesquisa para os empresários cearenses e mostrar quais os cuidados e desafios para quem decide empreender nesse nicho.