Os tímidos também conseguem ter sucesso nos negócios?

Saiba o que é importante levar em consideração na hora de avaliar o potencial de parcerias
27 de junho de 2017
50 termos utilizados frequentemente no mundo executivo
27 de junho de 2017

Exame.com

Você provavelmente conhece alguém que se autodenomina introvertido – ou talvez você mesmo seja essa pessoa.

 

Mais do que ser simplesmente tímido, pessoas com esse tipo de temperamento ganham energia ao terem momentos de introspecção, e não pelo contato social. Algumas características são a dificuldade em fazer networking, a preferência por ambientes sem muitos estímulos e a tendências a se especializar em uma área específica.

Tais traços parecem ser incompatíveis com a vida de quem tem seu próprio negócio. Porém, não é bem assim: especialistas consultados por EXAME.com concordam que é possível ser empreendedor e introvertido.

“Eu tenho certeza que o introvertido pode ser um empreendedor, desde que abandone suas crenças limitantes”, afirma Guilherme Miziara, docente da Fundação Dom Cabral, do Ibmec e da UFRJ e especialista em comunicação e oratória.

“Pessoas com esse temperamento acham que não têm talento para as atividades que a administração de negócios envolve, ficam com vergonha e desistem. É preciso entender que não é questão de falta de talento, mas de falta de treino.”

“Temos vários empreendedores de sucesso introvertidos”, completa Fabio Stumpf, coach e mentor do Programa de Startups InovAtiva. “Por exemplo, Bill Gates é uma pessoa totalmente introvertida – e se tornou um dos ícones do empreendedorismo.”

Veja, a seguir, alguns prós e contras de ser um empreendedor introvertido – e dicas para melhorar sua gestão de empreendimentos a partir desse tipo de temperamento:

Pró: você é, provavelmente, muito criativo

De acordo com Stumpf, o introvertido tem a tendência de procurar cargos e funções que exijam mais a capacidade de criação solitária. Isso pode beneficiar o empreendedorismo na hora de desenvolver soluções que atendem a necessidade do seu público-alvo de forma diferenciada.

“É um processo que envolve muita criatividade. Especialmente no mundo digital, novas maneiras de resolver situações surgem o tempo todo – e o introvertido pode ter uma vantagem nisso”, diz o coach.

Pró: você dá atenção ao detalhe e sabe planejar uma conversa

Outro ponto positivo é que o introvertido costuma pensar muito antes de se decidir por algo – inclusive em suas falas. Isso pode ser positivo em uma reunião técnica, como é a de investimento.

“Em um encontro com poucas pessoas e pautado por muitos detalhes, os introvertidos podem se tornar comunicadores melhores do que os extrovertidos”, defende Stumpf.

Tal preocupação antecipada pode ser traduzida em uma característica essencial para qualquer empreendedor: planejamento.

“O introvertido costuma ser mais disciplinado, porque tem a noção de que o treinamento leva à excelência”, afirma Miziara. “O extrovertido pensa muito na sua própria projeção, enquanto o introvertido pensa mais nos argumentos que convencerão os outros. E entender o outro é o fundamento da comunicação.”

Ou seja: o introvertido tem um grande potencial de convencimento dentro dele e pode fazer ótimos negócios, de acordo com o docente.