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Em 2010, Lucivane Daniel decidiu deixar a profissão de vendedora e apostar no próprio negócio – o salão de beleza Moriah, situado no bairro Maria Goretti, em Chapecó. A iniciativa surgiu como forma de ampliar a renda e crescer profissionalmente. Hoje, o empreendimento se destaca não somente pela excelência nos serviços prestados como também pela modernidade e conforto do ambiente.
Consolidada no mercado e com número significativo de atendimentos diários, ela lembra que iniciou seu negócio com apenas quatro clientes. “Muita coisa mudou. A rotina de horários, o crescimento pessoal e profissional e a melhora expressiva na renda. Estou satisfeita e hoje não me vejo em outra área. Trabalho com resultados e autoestima e priorizo a qualidade no atendimento e de todos os serviços desenvolvidos”, diz, ao comentar que é realizada e busca constantemente aperfeiçoar os negócios.
O salão disponibiliza serviços de cabelo, micropigmentação de sobrancelhas, maquiagem, linha de tratamento capilar, entre outros. Formalizada como microempreendedora individual, Lucivane conta com uma colaboradora – a filha Mayane Capitânio, que se especializou em penteados e maquiagem para noivas e formandas. “Também trabalhamos podologia e, para isso, temos uma prestadora de serviços que vem eventualmente nos fins de semana, conforme demanda”, realça Lucivane.
Além dos cursos técnicos da área, a empresária participou de três capacitações do Sebrae: gestão de pessoas, liderança e gestão financeira. “Os cursos foram importantes para aperfeiçoar o atendimento e a gestão dos negócios”, afirma.
É justamente para que negócios como o de Lucivane cresçam, conquistem seu espaço nos mercados locais e desenvolvam sua comunidade, que o Sebrae promove o Movimento Compre do Pequeno Negócio. A iniciativa, realizada no período de 5 a 16 de outubro, visa estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas.
Para Lucivane, a campanha representa um incentivo importante para que os pequenos empreendimentos cresçam e movimentem a economia de seus bairros. “É uma relação de troca, pois o cliente é beneficiado com um atendimento próximo de sua casa, podendo gerar fidelização, e a empresa tem a oportunidade de crescimento”.
A Credioeste é agência de microcrédito que tem como missão fortalecer as microfinanças, proporcionando aos empreendedores de pequeno porte a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, de forma ágil e transparente, gerando oportunidades de desenvolvimento econômico e social. A instituição apoia o Movimento Compre do Pequeno Negócio e considera uma estratégia essencial para fortalecer esse segmento que se destaca em Santa Catarina com 98% do total de empresas representadas pelos pequenos negócios.
O presidente Ivonei Barbiero explica que todo o suporte oferecido pelo Sebrae/SC é importante para impulsionar o desenvolvimento das pequenas empresas e torná-las competitivas no mercado. “É uma forma de reconhecer sua importância, pois estes empreendimentos geram expressivo número de empregos e contribuem significativamente para movimentar a economia. Nós, como agência de crédito destinada aos pequenos negócios, temos o compromisso de apoiar um movimento como esse e estimular o crescimento desta categoria jurídica”.
COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO
O Movimento Compre do Pequeno Negócio iniciou no dia nacional da micro e pequena empresa, celebrado no dia 5 de outubro e segue até o sábado (15). Lançada em 2015, a iniciativa tem por objetivo estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenos negócios.
“No ano passado, a sociedade catarinense aderiu ao movimento e compreendeu a importância de comprar de um pequeno negócio. Este ano, a nossa abordagem segue com a mesma linha, deixando claro para as pessoas que ao comprar de uma pequena empresa, ela estará contribuindo para melhorar a sua cidade e o seu bairro, ajudando na geração de empregos e a economia”, explica o gerente da Unidade de Comunicação e Mercado do Sebrae/SC, Wilson Sanches Rodrigues.
Para celebrar a data, a coordenadoria regional oeste do Sebrae/SC oferece atendimento, consultorias financeiras e contábeis, na sede da entidade em Chapecó, até o dia 15 de outubro. A programação também inclui uma Sessão de Negócios, na quinta-feira (13), na Cantina Cesec.
O coordenador regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, ressalta que o movimento surgiu para consolidar o empreendedorismo e auxiliar no desenvolvimento dos pequenos negócios. “Nosso objetivo é valorizar as pequenas empresas que geram empregos, movimentam a economia local e impulsionam o desenvolvimento da região, do Estado e, consequentemente, do País. Portanto, reforçamos a importância da população investir em produtos e serviços de pequenas empresas situadas no bairro onde moram”.
Em Santa Catarina, os negócios de micro e pequeno porte representam mais de 95% das empresas formalizadas e, juntos, respondem por 35,1% do PIB do Estado. Além disso, são responsáveis por 4% das exportações. “São mais de 500 mil pequenos negócios, entre microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas, que correspondem a cerca de R$ 62 bilhões do PIB do Estado e geram 52% dos empregos formais no Estado. Os números são muitos significativos e a sociedade está entendendo a representatividade dos pequenos negócios na economia catarinense”, comenta Wilson.
Por meio do hotsite do Movimento www.compredopequeno.com.br, o empresário pode cadastrar a sua empresa para que o consumidor encontre os produtos e serviços que precisa perto de sua casa ou trabalho. Além disso, no site são elencadas as cinco principais razões para comprar de uma pequena empresa:
1 – É perto da sua casa
2 – É responsável por 52% dos empregos formais
3 – O dinheiro fica no seu bairro
4 – O pequeno negócio desenvolve a comunidade
5 – Comprar do pequeno negócio é um ato transformador
“Por trás do açougue da esquina e da padaria no caminho de casa, há um empresário que está gerando empregos, pagando impostos e sustentando uma família. Os pequenos negócios são fonte de renda de milhares de catarinenses e peças fundamentais na engrenagem que gira a nossa economia. Ao comprar de uma pequena empresa, estamos fomentando toda uma cadeia de valor”, finaliza Wilson.