Pesquisa aponta satisfação dos clientes com a Credioeste

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O levantamento foi realizado pelo Sicom e envolveu 323 pessoas de Chapecó (SC) e Passo Fundo (RS)

Apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios, gerar renda e emprego por meio da concessão de crédito são os objetivos da Credioeste desde sua fundação, em 1999. Pesquisa do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) aponta que a agência de microcrédito vem cumprindo com excelência o seu papel, incentivando o empreendedorismo e fomentando a economia nos Estados onde atua – Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O levantamento envolveu 323 pessoas dos municípios de Chapecó (SC) e Passo Fundo (RS), com o intuito de identificar o nível de satisfação dos clientes por meio do atendimento, condições de pagamentos, rapidez e qualidade nos serviços e produtos oferecidos.

Em 22 anos, a Credioeste já atendeu mais de 10 mil pessoas e realizou 25 mil operações.

Atualmente, possui mais de dois mil clientes ativos. Dos entrevistados, 44,4% são Microeempreendedores Individuais (MEI), 37,9% são funcionários de empresas privadas, 11,8% são autônomos, 3,7% são empresários e 2,2% exercem outras atividades. Desse público, em média 44,1% presta serviços, 34,6% trabalha com comércio, 6,4% com construção civil, 4,8% com indústria e 10,1% em outros ramos.

O primeiro critério avaliado como positivo no levantamento é a forma que os clientes conheceram a Agência. Mais de 76% relataram que souberam por meio de indicação.

As linhas de créditos com juros baixos e o Programa Juro Zero foram outros motivos que influenciaram na preferência do público pela Credioeste. “Somente pelo Juro Zero realizamos 4.175 operações e liberamos mais de R$ 13 mil. Por meio desse programa, os clientes têm acesso ao crédito sem juros e podem tomar emprestado até R$ 5 mil. Outro incentivo é a forma de pagamento. O empreendedor deve quitar as sete primeiras parcelas. Já a oitava é paga pelo Estado”, explica a gerente executiva da Credioeste, Márcia Biffi.

A pesquisa também apontou os percentuais sobre o acesso das linhas de crédito: 51,9% dos entrevistados fizeram a operação pela primeira vez; 23,9% utilizaram dois créditos; 9,6% usaram três vezes e 14,6% acessaram mais de quatro vezes. Ao todo, 62,6% dos participantes demonstraram interesse em acessar novos recursos com a Credioeste. Alguns entrevistados indicaram que encontrar um avalista foi a maior dificuldade que tiveram para obter o crédito. A maioria dos clientes relatou que não enfrentou nenhum problema para acessar os programas.

             Para concluir, os entrevistados avaliaram de 0 a 10 o atendimento, as condições de pagamentos, a rapidez e a qualidade nos serviços e produtos da Credioeste, indicando o alto nível de satisfação. A agência de microcrédito recebeu nota máxima em atendimento (51,7%) e rapidez (47,1%). Já para qualidade dos serviços (47,4%) e condições de pagamento (46,1%), a maioria dos clientes apontou nota 9,0 – nessas categorias os resultados foram proporcionais a nota 10, com 35,9% e 41,8% de aprovação dos clientes.

            “É uma satisfação para a Credioeste ter esse feedback positivo. Os números demonstram que a nossa agência tem contribuído para o crescimento dos negócios de nossos clientes. Esse é o nosso grande propósito: incentivar o empreendedorismo e promover qualidade de vida, contribuindo também para o desenvolvimento da economia local. A próxima meta é potencializar nossas redes sociais, com novas estratégias, para melhorar nosso alcance e fazer com que nossos programas auxilie ainda mais pessoas. Vamos atingir nossos objetivos e aumentar a família Credioeste”, afirma o presidente Ivonei Barbiero.