Programa Líder consolida estratégias de desenvolvimento regional

Credioeste visita prefeitura de Marau (RS)
13 de fevereiro de 2019
O poder da cooperação em Canela: ninguém é melhor que todos juntos
1 de março de 2019

MB Comunicação

A cidade de Serra Alta foi a sede do 7º encontro do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER), promovido nessa semana pelo SEBRAE/SC em parceria com a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC). O evento reuniu empresários, gestores municipais e representantes de entidades e instituições.  

A iniciativa que teve início no ano passado e tem por objetivo estimular a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento sustentável, trabalhando três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, observa que o momento representou a consolidação dos sete eixos pesquisados e reposicionados e que literalmente deram o tom do que será o projeto. “Lógico que qualquer planejamento pode sofrer alterações, inclusões ou remodelagem. Porém, o importante é que agora temos uma referência. A governança que está sendo constituída e consolidada conta com a participação estratégica do setor público, da iniciativa privada e do mundo científico. Os próximos passos incluem a consolidação do documento, da governança, apresentação à comunidade e contratualização para execução”.

Segundo ele, trata-se do esforço e entendimento das lideranças que no contexto dos indicadores e de suas vivências apontam a percepção e os desafios para elevar o grau de competitividade do território e da busca para que o bem-estar das comunidades do território da AMOSC. “Sabemos que cada uma tem oportunidades diferenciadas para desenvolver e todas têm condições de evoluir”.

Anfitrião do evento, o prefeito de Serra Alta, Darci Cerizolli, participa do grupo que está trabalhando o eixo gestão pública. O foco é incrementar a receita própria dos municípios, melhorar a produtividade e a eficiência do serviço com transparência (desburocratizar, otimizar processos e o gasto público) e defender um novo Pacto Federativo com melhor distribuição dos recursos, além de exigir a definição das competências dos entes federados (União, Estado e Município).

“Planejar a gestão pública e os demais eixos é fundamental especialmente para que os pequenos municípios tenham a oportunidade de projetar, de maneira equilibrada, a promoção do desenvolvimento. É um momento para planejar de igual para igual e, com isso, agregar nichos de mercado visando que possamos experimentar maior nível de crescimento”, salienta o prefeito do município com aproximadamente 3.300 habitantes e com base econômica focada na agricultura e a indústria de portas, móveis e brindes.

Além do eixo gestão pública, são trabalhadas as seguintes áreas: agronegócio, educação, infraestrutura, inovação e industrialização, saúde e turismo. Na visão do presidente da AMOSC, Mário Afonso Woitexem, os eixos são estratégicos para nortear a conclusão desse trabalho que visa fortalecer o desenvolvimento regional. “Os segmentos foram definidos nos primeiros cinco encontros de acordo com as principais necessidades dos municípios. A ação é importante especialmente porque não envolve somente o setor público que depende de mandatos, mas também a iniciativa privada e as universidades, o que é fundamental para fortalecer a atuação de maneira sustentável. Entendemos que é fundamental planejar o futuro em função das constantes mudanças que vêm ocorrendo com a globalização”.

O evento também contou com palestra do secretário de Turismo e Cultura de Canela (RS), Ângelo Sanches Thurler, que apresentou o case de sucesso que potencializou o desenvolvimento turístico local.

PROGRAMA LÍDER

A fase operacional do LIDER conta com oito encontros com carga horária mensal de 12 horas. O primeiro ocorreu no mês de agosto de 2018, em Chapecó, e debateu a construção da coesão e identidade do grupo. Em setembro, o evento realizado em Pinhalzinho, discutiu a gestão compartilhada da mudança. Em outubro, o foco foi o desenvolvimento da liderança empreendedora, em Coronel Freitas e, em novembro, o 4º encontro promovido em São Carlos, debateu as oportunidades de articulação e negociação. O 5º módulo abordou a escolha do futuro da região no mês de dezembro, em Guatambu, e o 6º discutiu a formulação de estratégias de desenvolvimento, em janeiro de 2019. Após o 7º encontro que discutiu o plano de ação, o programa abordará a institucionalização e governança do desenvolvimento da região no 8º encontro em março.