Qual é o o seu perfil empreendedor: Franquia ou negócio próprio?

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Revista PENG

Por conta do alto número de franquias presentes no país, não é difícil que as pessoas fiquem em dúvida sobre onde investir quando pensam em empreender. Afinal, o que vale mais a pena: criar um negócio próprio ou se tornar franqueado de uma rede?

Foi pensando nessa questão que a Feira do Empreendedor SP 2018, que acontece de 7 a 10 de abril, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, lançou um novo espaço.
Este ano, pela primeira vez, o maior evento de empreendedorismo do país vai contar com o “Tá na Dúvida?”, um estande que apresentará aos visitantes experiências, informações e debates sobre aspectos referentes à abertura de uma franquia ou ao início de um empreendimento com modelo de negócio definido por ele mesmo.

Segundo Maisa Blumenfeld, consultora do Sebrae-SP e responsável pelo espaço, o estande foi estruturado com base no perfil de cada empreendedor. “Essa é uma das dúvidas mais comuns entre as pessoas que nos procuram. E o que a gente diz é que não existe certo e errado. Existe pesquisa, autoconhecimento e identificação. A proposta é que o empreendedor descubra qual é o seu perfil no espaço”, diz.

O espaço funcionará de maneira simples: em um primeiro momento, todos os visitantes assistem a vídeos e palestras que apresentam os dois modelos de negócio. Após as apresentações, respondem a uma série de perguntas. De acordo com as respostas, são encaminhados para dois espaços diferentes.

Aqueles cujas respostas mostram que há interesse em seguir um modelo já implantado pelo franqueador serão direcionados para o espaço #minhafranquia, montado em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Lá, participarão de debates sobre os seguintes temas: abertura de uma franquia, taxas, royalties, circular de oferta de franquia e contrato.

Já quem pensa em desenvolver uma ideia própria, será encaminhado para o espaço #minhaideia, onde o visitante terá acessos a orientações para validar sua ideia. Além disso, os consultores do Sebrae-SP apresentarão metodologias de modelagem de negócios. Os painéis têm duração de uma hora e a expectativa é que três mil pessoas passem no espaço ao longo dos quatro dias.

Abaixo, a consultora dá dicas para quem sonha em empreender, mas ainda não sabe em qual modelo investir seu tempo e dinheiro.

Confira:

1. Descubra o seu perfil

“Não existe certo e errado, existe autoconhecimento”, diz Maisa. Para a consultora, é importante que a pessoa analise minunciosamente seu perfil empreendedor, pois são dois modelos diferentes. Por exemplo, é comum que as pessoas interessadas em investir num negócio próprio busquem mais liberdade. “Quem quer um negócio com a sua cara e o seu jeito deve buscar esse modelo.”

No caso dos franquias, são empresários interessados em modelos prontos e testados, que já são referência no mercado. “É legal para quem acha ok seguir regras e não vê problemas em acompanhar uma estratégia traçada.”

2. Quanto mais alinhado, melhor

Para a consultora do Sebrae-SP, os dois modelos são oportunidades interessantes para quem pensa em empreender. “Tem muita coisa boa nos dois modelos.” Além disso, Maisa diz que definir o perfil o quanto antes também é importante para o mercado – porque, desta forma, a chance de sucesso é maior. “Não adianta uma franqueadora trabalhar com quem não se dá bem em um modelo já estruturado. Não é interessante para ninguém.”

3. Faça essas perguntas

Você está disposto a ter um negócio padronizado por terceiros? Não vê problemas em participar de um processo de seleção para abrir um negócio? Como empresário, acha interessante ter fornecedores definidos? Para Maisa, se o empreendedor está de acordo com essas questões, talvez o modelo de franquia seja uma alternativa interessante. “É a possibilidade de fazer uma reflexão. Esse é o grande objetivo do espaço.”