Quero ter meu próprio negócio: mas por onde devo começar?

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Administradores.com

Antes de participar de algo, é importante conhecer o universo do qual fará parte! Desta forma, para você que pensa em ter seu próprio negócio, é importante conhecer alguns números sobre as pequenas empresas no Brasil.

Em nosso país, os pequenos negócios empresariais são formados pelas micro e pequenas empresas (MPE) e pelos microempreendedores individuais (MEI). No Brasil, existem 6,4 milhões de estabelecimentos, desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPE), sendo que as MPEs respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado (16,1 milhões).

Agora que você já conhece a importância dos pequenos negócios para a economia no Brasil, talvez fique a dúvida:
• Como entrar nesse universo, ser diferenciado e não apenas mais um no mercado?
• Qual o passo a passo necessário para abrir meu próprio negócio com segurança?
• Quais os principais motivos que levam um negócio a ter sucesso ou não dar certo?

Para responder os questionamentos acima e lhe ajudar a abrir seu próprio negócio de forma mais segura, confira abaixo 10 Super Dicas para Abrir seu Próprio Negócio.

1. Seja de fato um Empreendedor
Existem diversas definições sobre o que é um Empreendedor e vou arriscar a dar a minha própria definição: é aquele que identifica uma oportunidade de negócio, desenvolve e modela formas para aproveitar esta oportunidade e utiliza-se de seus comportamentos, ferramentas e atitudes para concretizar aquilo que planejou e ter resultados. Enquanto muitas pessoas identificam uma oportunidade e ficam apenas pensando em ideias, o empreendedor identifica oportunidades, vai lá e faz acontecer.
2. Tenha atitudes de um Empreendedor de Sucesso
Existem diversas características que permitem ao empreendedor alcançar o sucesso no mundo dos negócios, sendo que elas características podem variar de acordo com o segmento de atuação, mas, destaco a seguir algumas características que são importantes para você utilizar e desenvolver:

Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho. Desta forma, empreendedores de sucesso sempre sonham grande e transformam estes sonhos em objetivos e metas a serem atingidos, sempre buscam oportunidades e possuem pró-atividade para utilizar recursos necessários para concretizar aquilo que inicialmente era apenas um sonho, agindo sempre de forma planejada, monitorada e sistemática.
Ter brilho nos olhos e ter paixão pelo que faz e sempre enxergar o lado positivo de cada situação. Duvido que você já tenha encontrado um empreendedor de sucesso pessimista, afinal, enquanto alguns choram outros vendem lenço.
Inovar, os empreendedores de sucesso são inquietos por natureza e sabem que devem diferenciar o seu negócio da concorrência para se manterem competitivos e atrativos para os clientes, principalmente porque é muito difícil conseguir abrir algum tipo de negócio que já não exista concorrência no mercado.
Independência e autoconfiança para tornar realidade aquilo que desejam, ou seja, empreendedores de sucesso possuem auto responsabilidade e plena ciência que são 100% responsáveis por suas atitudes e resultados, não culpando ninguém pelos resultados negativos quando acontecem.
Apesar de sua independência, o empreendedor de sucesso sabe que precisa também desenvolver a arte de persuadir e desenvolver sua rede de contatos. Ele sabe que é impossível fazer tudo sozinho e que deve possuir próximo dele uma rede de contatos que o ajude na conquista de seus objetivos e metas, seja por meio de troca de informações, experiências, conhecimento ou intermediações para conhecer pessoas chave para a realização de negócios. Complemente sua leitura: Para empreender com sucesso, é fundamental entender o propósito transformador do seu negócio. Veja com a TOTVS! Patrocinado
Ser resiliente é uma das características mais exigidas na atualidade, principalmente em momentos de crise econômica e na fase inicial do negócio, em que tudo faz parte do processo de desenvolvimento e o mercado apresenta muita volatilidade. Outro dado de extrema importância é que diversos empreendedores quebram, no mínimo, três vezes antes de alcançar o sucesso, ou seja, utilizam as pedras no caminho como escada e não obstáculos rumo ao alcance do sucesso nos negócios.
Profissionalismo na gestão dos negócios, pois empreendedores de sucesso sabem que é necessário treinamento e desenvolvimento contínuo de si próprio e da sua equipe para, desta forma, ter uma equipe de alta performance para fazer tudo com excelência e qualidade.
Coragem para correr riscos calculados é, talvez, uma das atitudes mais difíceis para quem pensa em abrir um negócio. Afinal, por mais que você planeje tudo, ainda assim não será possível reduzir as incertezas e chances de insucesso a zero, ou seja, você precisará de uma dose extra de ousadia para empreender porque você encontrará muitas adversidades.
Comprometimento com resultados, afinal o negócio é seu, mesmo que você seja um franquiado de uma marca, precisa ter disposição para trabalhar duro e servir a sua equipe. Você até pode ser dono do negócio, ter flexibilidade na jornada de trabalho, autonomia, fazer o que quiser, mas você ainda terá dois patrões; o Cliente e a sua Equipe, cuide bem deles para ter bons resultados e não ser demitido do mercado.
3. Descubra os fatores chave para o sucesso do seu negócio
De acordo com pesquisa realizada pelo SEBRAE, as 3 principais causas de fechamento de empresas no Brasil são: ausência de planejamento prévio, gestão empresarial deficiente e comportamento empreendedor não desenvolvido. Por meio da pesquisa de mercado, descubra quais são os fatores chave para o sucesso do seu negócio (preço, qualidade, formas e prazos de pagamento, atendimento, acessibilidade, etc), além de ficar atento naquilo que expliquei no item anterior sobre as características dos empreendedores de sucesso.

4. Conheça o mercado em que irá atuar
Agora que você já sabe o que é empreender, como ter sucesso em seu futuro negócio e tem certeza que deseja e pode ser um empreendedor, a escolha do segmento pode estar relacionada ao que você gosta de fazer, às suas experiências, à sua formação acadêmica, etc. Seja qual for o motivo de determinado segmento, é importante que você conheça o mercado em que atuará por meio de uma pesquisa de mercado, na qual você deverá investigar sobre as tendências do setor, perfil dos clientes, modelo de negócio da concorrência, potenciais fornecedores, legislação, normas e padrões a serem seguidos.

5. Modele o seu negócio de forma inovadora e destaque-se no mercado
A melhor ferramenta para lhe ajudar nesta missão é a metodologia Canvas, que te auxiliará a modelar o seu futuro negócio de forma inovadora e visual, de tal forma que você consiga identificar, criar e oferecer a melhor proposta de valor ao seu cliente, além de ter uma visão sistêmica em relação a: segmento de clientes, canais, relacionamento, fonte de receitas, parcerias, recursos principais, atividades principais e estrutura de custos. É importante frisar que a proposta de valor não é simplesmente o serviço/produto que você vai vender, mas sim a solução que seu negócio oferecerá ao teu cliente de modo a resolver um problema, necessidade ou desejo dele. Além disso, é importante destacar também a necessidade de você validar o seu modelo de negócio e, se necessário, pivotá-lo (girar em outra direção e testar hipóteses).

6. Faça seu Plano de Negócios e verifique a sua viabilidade financeira
Após finalizar seu modelo de negócio, é chegada a hora de detalhar todas as informações da sua futura empresa e, principalmente, verificar se o modelo é viável financeiramente, ou seja, se dará o retorno sobre o investimento no valor e prazo que você deseja. Para te ajudar nesta verificação de viabilidade financeira minha sugestão é que você elabore um plano de negócios, sendo que nele você deverá também definir: setor/segmento da empresa, forma jurídica (Empresário Individual, MEI, Sociedade Empresarial, EIRELI, etc), porte da empresa (MEI, ME, EPP ou outras), enquadramento tributário (SIMPLES, Lucro Real ou Lucro Presumido), capital social, fonte de recursos (próprio e/ou de terceiros), plano de marketing, plano operacional, plano financeiro e construir cenários (pessimista, realista e otimista), por fim, lembre-se o plano de negócios é uma trilha e não um trilho, ou seja, ajuste-o sempre que necessário.

7. Saiba onde pode obter crédito
Caso você tenha verificado que precisará de crédito de terceiros para investir em seu futuro negócio (capital de giro, investimento fixo ou misto), é importante que tenha definido de forma clara e consistente em seu plano de negócio qual o valor total necessário para empréstimo, valor da parcela mensal que sua empresa tem capacidade para pagar que não prejudique seu capital de giro, além de qual o prazo necessário para liquidar a dívida e qual será o valor de retorno sobre o investimento. Assim como a contratação de qualquer outro serviço e/ou produto, é importante pesquisar as ofertas disponíveis no mercado e contratar aquela que melhor atenda às suas necessidades, como por exemplo, no Estado de São Paulo, atualmente existe o Banco do Povo Paulista que tem ofertado taxa de juros de 0,35% ao mês e limites de até R$20.000,00 de empréstimo e até 36 meses de prazo para pagamento da dívida.

8. Saiba como escolher um sócio
Caso você tenha optado por ter um sócio em seu negócio, seja por necessidade de investimento ou para complementar com experiência, conhecimento no segmento de atuação, habilidades, etc, seja qual for o motivo, é importante escolher alguém que tenha visão de negócios, valores e objetivos similares aos seus. Além disso, é importante que seja uma pessoa que saiba dialogar e que seja flexível pois, desta forma, será possível alinhar as expectativas de vocês para tocar o negócio de forma que o relacionamento seja saudável e sustentável a longo prazo.

9. Saiba o que é melhor para você: abrir uma franquia ou criar seu próprio negócio
Não existe decisão melhor ou pior entre ser um franqueado de uma marca ou criar seu próprio negócio do zero. A melhor decisão é escolher fazer aquilo que você goste e te faça feliz, que esteja alinhado com seus conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e expectativas, porém, se você tiver um perfil empreendedor muito arrojado pode sentir-se preso às limitações contratuais da franquia.
Agora, se escolheu adquirir uma franquia, dentre as vantagens que pode encontrar estão: a possibilidade de iniciar um negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado, contar com o apoio, experiência e conhecimento do franqueador sobre o segmento de clientes, suas necessidades e o modo de operacionalizar a empresa, existência de um modelo/plano de negócios pronto e validado, economia de escala como, por exemplo, os custos de propaganda que são rateados entre os franqueados da rede. Mesmo com as vantagens apresentadas anteriormente, aqueles que desejam adquirir uma franquia devem ficar atentos a alguns pontos essenciais, tais como: escolher uma franquia que se adeque ao seu perfil, planejar todo investimento necessário para abrir o novo negócio, analisar seus custos e despesas, entender como funciona o sistema de franquia (royalty, COF, contrato, taxas, fundo de propaganda, etc), analisar e mapear o mercado onde quer investir e consultar os atuais franqueados para saber o que estão achando da franquia.

10. Saiba quem pode te ajudar e onde buscar orientação para abrir seu futuro negócio
Antes de abrir um negócio você pode e deve buscar apoio e orientação como, por exemplo, o SEBRAE, uma entidade privada sem fins lucrativos, que tem como um de seus objetivos o apoio e a orientação aos pequenos negócios no Brasil. Além disso, você pode conversar com outros empreendedores experientes e de sucesso para darem dicas e sugestões que possam lhe ajudar. É importante também que você sempre busque informações em órgãos públicos, principalmente prefeitura local onde será instalado seu futuro negócio, no intuito de verificar a legislação vigente para o segmento que você atuará, lei de zoneamento e licenças necessárias (Bombeiros, Vigilância Sanitária, CETESB, etc).

Siga essas 10 dicas que foram apresentadas, abra seu negócio com segurança, garanta o sucesso da sua futura empresa e lembre-se: mesmo que você tenha boas ideias, muito dinheiro e/ou pós-graduação em gestão de negócios, o sucesso da sua empresa não estará garantido. Tenha autoconhecimento sobre suas habilidades, atitudes e o que te faz feliz para utilizar a seu favor, além de ter fome insaciável de aprender e se desenvolver continuamente, seja para empreender ou para seguir uma carreira profissional em uma empresa.