Setembro Amarelo:campanha promove mais amor e empatia no ambiente de trabalho

Empreendedorismo: os desafios de jovens na pandemia
16 de setembro de 2021
Saúde emocional no mercado de trabalho
6 de outubro de 2021

Ação, realizada pela Credioeste, iniciou na tarde dessa quarta-feira, 22, e segue até o dia 29 deste mês

O que você faz para tornar melhor o seu dia e o do próximo? É a partir dessa reflexão que a Credioeste lançou, na tarde dessa quarta-feira (22), uma ação especial em alusão ao Setembro Amarelo. A iniciativa segue até o dia 29 deste mês, com o objetivo de promover mais empatia e estimular a troca de mensagens de incentivo entre os colaboradores.

            Para iniciar a campanha, a Credioeste entregou flores amarelas para toda a equipe. Em cada vaso havia um cartão surpresa com o nome de uma pessoa, incentivando os funcionários a  praticarem mais amor e solidariedade. A ideia é deixar bilhetes – enaltecendo as qualidades de colegas de trabalho –, chocolates e mimos. Basta usar a criatividade para propiciar momentos de alegria e parceria.

            “Sabemos que é fundamental olharmos com mais carinho para outras pessoas. Abordamos assuntos que envolvem a depressão e o suicídio, especialmente, no mês de setembro. Porém, devemos lembrar que esse cuidado sempre é importante. Além de disseminar informações, é necessário praticarmos esse aprendizado. Devemos escutar mais, dialogar e orientar quem precisa desse acolhimento. Esses também são atos de amor, principalmente, nesse período difícil que enfrentamos”, afirmou a assistente administrativa da Credioeste, Osvaldina Mendes.

            A revelação acontecerá na próxima quarta-feira (29). Os colaboradores devem relatar a experiência e falar sobre o seu colega. O encerramento da atividade deve acontecer com um toque de mão. “Desde o início da pandemia esse é o nosso jeito de abraçar e demonstrar amor, empatia, admiração e respeito por nossos amigos”, complementou Osvaldina.  

            A gerente executiva da agência, Márcia Biffi, chamou a atenção para os dados divulgados no site oficial da campanha nacional (www.setembroamarelo.com).

 “Nosso País registra mais de 13 mil óbitos em decorrência do suicídio no ano. Aproximadamente, a cada 40 segundos morre uma pessoa no mundo. Estima-se que a cada três segundos alguém atenta contra sua própria vida. São números preocupantes. Devemos ficar em alerta para salvá-las. Essas pessoas passam por momentos difíceis, geralmente, por consequência de um transtorno não tratado. Enquanto família, amigos e colegas, esse olhar de cuidado e carinho é necessário”, ressaltou Márcia.

TODOS OS ANOS

A Credioeste busca abordar o tema anualmente. Em 2020, uma ação conscientizou sobre os sintomas de depressão e a importância de procurar ajuda de profissionais para cuidar da saúde emocional. “Ano passado nossos colaboradores foram motivados a cuidar de um balão durante uma semana. Ao atingir essa meta, eles estouraram o balão para ler a mensagem de incentivo. Também apresentamos os números de suicídios no Brasil e as orientações da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM). Ano a ano inovamos nossas dinâmicas de prevenção à vida. Nossa equipe é muito engajada e leva a sério esse assunto. São informações aliadas à empatia e ao cuidado. Dessa forma, atingimos nossos objetivos e colhemos bons resultados”, afirmou o presidente da Credioeste, Ivonei Barbiero.