SGC para pequenos negócios é um avanço na área de microcrédito, avalia presidente da Credioeste

MEIs têm acesso facilitado ao crédito
1 de março de 2017
Ganhadores da Campanha Cliente Certinho de junho de 2016
21 de março de 2017

 

MB Comunicação

Os pequenos empresários catarinenses terão em breve mais uma alternativa que facilita o acesso ao crédito: a SOCIEDADE DE GARANTIA DE CRÉDITO SANTA CATARINA (SGC) – SC GARANTIAS. O convênio, assinado nesta semana pelo Sebrae/SC e Associação das Organizações de Microcrédito e Microfinanças de Santa Catarina (AMCRED),  possibilitará que microempreendedores individuais, bem como micro e pequenas empresas tenham acesso a empréstimos de até R$ 20 mil fornecidos pelas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips). A previsão é que as operações iniciem no fim deste semestre.

Para o presidente da Credioeste (Oscip de Chapecó), Ivonei Barbiero, a concretização da SGC representa um avanço para a área de microcrédito. “Santa Catarina se sobressai por ser o primeiro Estado a ter o fundo garantidor no País com a parceria do Sebrae/SC. A SC Garantias é a única específica para o microcrédito e tem atuação em todo o território catarinense. A ideia é que o fundo garantidor elimine em até 80% o aval, o que representa mais uma medida para  potencializar os pequenos negócios”, observa.

A SGC fomentará o desenvolvimento de Santa Catarina e facilitará o acesso ao crédito por meio do complemento das garantias exigidas pelas instituições financeiras, para os pequenos negócios. Também oferece outros benefícios aos tomadores de crédito como consultoria empresarial e capacitação, além de induzir a prática de menores taxas de juros em função da redução do risco da operação e oferece maiores prazos de pagamento.
Segundo levantamento das Ocisps catarinenses, aproximadamente 25% dos empreendedores não conseguem empréstimos bancários por falta de um avalista em condições compatíveis com o nível de risco da operação. Com a SGC, a carta de aval será liberada após avaliação técnica que definirá se a empresa está apta a pagar o empréstimo solicitado. “É uma grande conquista aos pequenos negócios que têm participação expressiva no movimento da economia catarinense e nacional”, realça Barbiero.

Caracterizada como uma organização sem fins lucrativos, criada para atender empreendedores formais e informais, a Credioeste libera em até 24 horas, os financiamentos de até 10 mil reais com pagamento de 6 a 24 meses.  A agência de microcrédito foi fundada 1999, no município de Chapecó, e hoje conta com três postos avançados de atendimento: Pinhalzinho (SC), Nonoai (RS), que atende o norte do RS, e Passo Fundo (RS). Considerado o mais recente investimento da Credioeste, o posto avançado de Passo Fundo iniciou sua operação em abril de 2016 e representou uma importante evolução para ampliar a atuação no mercado e fortalecer não somente as ações da agência, como também possibilitar o crescimento dos pequenos negócios do município por meio da liberação de microcrédito.