Transforme uma ideia em um empreendimento

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Administradores.com.br – Sérgio Dias

Você pode querer começar seu próprio negócio, criar um novo produto, um novo serviço, ou mesmo reinventar seu empreendimento. Seja qual for o seu objetivo, você tem um ambiente desafiador para enfrentar. Basta tomar alguns cuidados com o planejamento de suas ações.

Confira a seguir os passos essenciais para transformar uma ideia em empreendimento:

1.Analise suas ideias sob a ótica de uma proposta de valor, tais como inovações, diferenciais, ou qualquer outro meio que te destaque no mercado. Defina seu público alvo e identifique se as vantagens competitivas que você criou estão alinhadas ao público que deseja atingir, pois você irá diferenciar seu negócio de acordo com o perfil do seu cliente. Para a necessidade de quem sua ideia é a solução? Descreva todas as informações pertinentes a esta pessoa.

2.Pesquise o mercado e defina o seu nicho de atuação (praça, preço, público alvo, etc.). Faça a avaliação do mercado antes de validar sua ideia. Pesquise sobre o mercado respondendo a estas perguntas:

Quem são seus concorrentes diretos?

Quem são seus concorrentes indiretos?

O mercado está saturando?

Você considera que suas ideias vão ser absorvidas pelo mercado?

Respondendo a estas perguntas fica mais fácil definir quais devem ser suas estratégias.

3.Avalie suas capacidades para realizar essa ideia. Faça uma análise SWOT e identifique seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Isso deixará você consciente das possibilidades e dos obstáculos que surgirão no decorrer da realização de sua ideia.

4.Defina qual a ideia mais adequada, dentre as que você pensou, e elabore um Plano de Ação para realizá-la. Para escolher a ideia mais adequada, utilize o método de pontuar suas ideias em função de custo de implementação, tempo de retorno do investimento e tempo de implementação. As ideias que demandem menor tempo de implementação, menor custo e menor tempo de retorno do investimento devem ser as mais adequadas.

5.Modele seus Planos de Negócio, Processos e Produtos (utilize o método Canvas).               A vantagem do plano de negócio é que com ele você terá uma visão completa do seu empreendimento e será mais fácil gerenciar todos os recursos necessários.

6.Valide esses modelos aplicando-os em pequena escala. Escolha uma área do mercado e faça testes de aceitação. Procure ficar atento ao que está rolando no mercado. Avalie os resultados e ajuste o que for necessário.

7.Capacite-se para produzir em escala maior. Busque os recursos que lhe faltam (técnicos, humanos, financeiros). Procure trabalhar com co-criação, que se baseia no desenvolvimento do produto juntamente com outras pessoas. Isso poderá ser uma forma eficaz para aprimorar as ideias.

8. Implante sua ideia como um novo produto ou serviço.

9.Divulgue e dissemine seu produto/serviço em canais de comunicação (redes sociais, por exemplo).

10.Avalie os resultados (rentabilidade, clientes, custos) através de indicadores de esforço e retorno. Aprimore seu produto/serviço de forma que eles ofereçam sempre um diferencial ao cliente.

É natural que o empresário fique entusiasmado com uma ideia e queira vê-la realizada, mas é importante que ele reflita e relaxe para não se perder em meio a tantas informações.