Um cliente levou outro e o negócio conquistou a cidade

Quatro eixos para a criação de um negócio rentável
12 de abril de 2017
Relatório de desempenho social da AMCRED
26 de abril de 2017

Graziela Sangalli (agente de crédito), Rosa de Oliveira (setor administrativo) e João Marcelo Ecco (agente de crédito), equipe de Passo Fundo

MB Comunicação

Inês Terezinha Dal-Prá (a direita) produz, juntamente com sua colaboradora, 40 tipos de salgados

Após deixar o emprego há cerca de 20 anos para cuidar dos três filhos, Inês Terezinha Dal-Prá, de Passo Fundo (RS), comprou um frango, desfiou o peito, produziu alguns pasteizinhos e vendeu para uma conhecida. Com o valor comprou outros três frangos, recebeu nos pedidos e não parou mais. Hoje ela faz 40 tipos de salgados, além de doces, e atende por meio de encomendas para festas de aniversários, confraternizações de empresas, chás de bebês, entre outras.

Inês atribui o sucesso do negócio à qualidade do produto final e a entrega pontual. Tudo é feito no dia e com o máximo cuidado em todo o processo para que seja entregue fresco e saboroso. “Nunca divulguei meu negócio e hoje tenho diversos clientes em todos os bairros do município. As pessoas experimentam nas confraternizações, gostam, pedem meu contato ao anfitrião da festa e logo vem fazer um pedido”, conta a microempreendedora individual que produz, juntamente com a irmã, mais de 20 mil salgadinhos por mês.

Inês conta que a renda com os salgados foi fundamental para a compra do apartamento próprio no Centro e aquisição de um terreno, além de ajudar os filhos quando precisam. Viúva há dois anos, o lucro também foi essencial no período em que o marido esteve desempregado. A meta agora é reformar a casa onde está sediada a empresa e organizar um salão de festas para oferecer o espaço aos clientes.

Para a produção dos salgados e doces, Inês precisa ter estoque expressivo de matéria-prima, além de cuidar da manutenção dos equipamentos. Com este objetivo, se tornou cliente da Credioeste, agência de microcrédito, que tem um Ponto de Atendimento em Passo Fundo, desde abril do ano passado. Após quitar o primeiro financiamento de R$ 8 mil, ela formalizou um novo crédito de R$ 10 mil. “O objetivo é investir em capital de giro, a vista, em grande quantidade e obter desconto, além de manter a estrutura com os reparos necessários”, destaca a empreendedora que gasta pelo menos 400 kg de farinha por mês.

Inês conta que procurou a Credioeste depois que encontrou um folder da agência no pátio de sua empresa. “O juro baixo me chamou a atenção. Entrei em contato e tive um excelente atendimento, tanto da responsável pelo setor administrativo, Rosa, quanto do agente de crédito João. Eles são maravilhosos. Em dois dias, já estava com o dinheiro na conta”, enfatiza a microempresária que já indicou três clientes para procurar a instituição. “Vou continuar indicando porque o quero de bom para minha vida, quero para as pessoas que gosto também”, conclui.

O presidente da Credioeste, Ivonei Barbiero, ressalta que o microcrédito vem desempenhando um importante papel no desenvolvimento dos pequenos negócios, porém, muitos empreendedores não conhecem a solução. “Nosso desafio é mostrar que esse tipo de financiamento existe e que pode ser representativo para determinados investimentos necessários aos pequenos empreendimentos. Em Santa Catarina, as microfinanças evoluíram de forma extraordinária. Em Passo Fundo, após um ano de trabalho, estamos começando a obter bons resultados”, enfatiza.

CREDIOESTE

A Credioeste é uma organização de interesse público, sem fins lucrativos, que incentiva o empreendedorismo por meio de atendimento a empreendedores formais e informais. Libera créditos de até 10 mil reais com pagamento em até 24 meses para investimento em capital de giro e capital fixo.

Com sede em Chapecó, conta com Pontos de Atendimento em Pinhalzinho, Nonoai e em Passo Fundo. A equipe de Passo Fundo é formada por três profissionais: Rosa de Oliveira (setor administrativo), João Marcelo Ecco (agente de crédito) e Graziela Sangalli (agente de crédito).

Informações pelo telefone 54 3045 4531.

A empreendedora preza por qualidade em todo o processo de produção dos salgados

 

Inês Terezinha Dal-Prá e o agente de crédito da Credioeste João Marcelo Ecco

 

O conselheiro independente José Lopes Brum a equipe de Passo Fundo, Rosa de Oliveira, João Marcelo Ecco e Graziela Sangalli, juntamente com o presidente Ivonei Barbiero

 

Graziela Sangalli (agente de crédito), Rosa de Oliveira (setor administrativo) e João Marcelo Ecco (agente de crédito), equipe de Passo Fundo