10 dicas para fazer uma carta de apresentação

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Você está à procura de emprego e, de repente, descobre que justamente aquele anúncio pelo qual se interessou pede que seja enviada uma carta de apresentação junto com o currículo.

E agora, o que fazer?

Redigir uma carta de apresentação é mais fácil do que aparenta. É só seguir alguns passos para não se perder no meio do caminho e seguir confiante na busca da vaga dos seus sonhos.

Abaixo, separamos 8 dicas para ajudar você nessa missão, continue lendo!

1 – Coloque sempre o nome e o cargo da pessoa – ou o departamento – para quem você vai enviar a carta. Se você não souber esses dados, não tem problema, você pode iniciar o texto com “Caro recrutador”.

2 – Ao contrário do currículo, que não deve ser assinado, sua carta deve ter sua assinatura no final, vale a pena você deixar nesse espaço seu telefone de contato.

3 – A primeira impressão sempre é a que fica. Portanto, tenha atenção redobrada para o vocabulário e prefira manter um tom formal no texto.

4 – Não se esqueça de colocar o nome da empresa (tenha certeza de que ele está correto). Isso mostra que você sabe com quem está falando.

5 – Redija a carta colocando características profissionais e pessoais que façam com que o leitor o considere para a posição pretendida.

6 – Não mencione aspectos negativos ou que não tenham relação com o cargo.

7 – Antes de enviar a carta, leia-a diversas vezes para evitar erros gramaticais e certifique-se de que as informações foram colocadas em uma ordem lógica.

8 – A carta de apresentação não deve ter mais de 3 ou 4 parágrafos e deve ser redigida em A4 ou papel-carta de boa qualidade, caso você precise entregar ela pessoalmente.

De acordo com Alessandra Luchini Perez, consultora da seção Executivos da Career Center, a carta de apresentação é “o espaço que você tem para fazer seu marketing pessoal, mostrar quem é você, ressaltar suas experiências e qualidades que podem fazer a diferença na empresa”, então aproveite esse espaço para marcar pontos positivos com o recrutador.

Agora que você já leu as dicas, é hora de se inspirar para a sua carta de apresentação. Boa sorte!

Exemplo:

São Paulo, 19 de julho de 2003

Prezados Senhores,

Estou à procura de novos desafios profissionais na área de Recursos Humanos e acredito que sua empresa possa ter interesse por minhas qualificações.

Sou graduada em Comunicação Social e História, com pós-graduação em Administração. Atuo na área de Recursos Humanos há nove anos, com destaque para o desenvolvimento e coordenação de atividades de treinamento, tendo inclusive obtido a certificação ISO-9001.

Envio anexo o meu currículo para fazer parte de seu banco de dados e coloco-me à disposição para uma entrevista pessoal, quando poderei fornecer mais informações sobre minha experiência profissional.

Cordialmente,