As pequenas empresas, o posicionamento de mercado, e os potenciais clientes

8 ideias de negócios que prometem sucesso em 2017
21 de março de 2017
Você sabe o que mudou no Simples Nacional para 2017 e 2018?
24 de março de 2017

Administradores.com

O empreendedorismo entre pequenas e médias empresas está em evidência, o que traz uma contribuição extremamente benéfica para a economia e bem estar da população, porém devemos levar em conta outros fatores com relação ao tema, entre eles, podemos citar a intensa concorrência, e o insuficiente nível instrução de uma fatia considerável dos empreendedores; a burocracia e altos custos também são fatores adversos; além da falta de planejamento antes, e durante a execução do negócio, o que mina a boa gestão, onerando ainda mais a organização.
Um tema bastante relevante para o empreendedor é seu cliente, peça fundamental para o sucesso, então, por que não se dedica mais tempo a conhecê-lo? E principalmente, o que considerar para isso possa ser melhor desenvolvido?
Durante o trabalho especializado, nota-se uma dificuldade muito grande dos administradores em planejar, seja pela incerteza do mercado, ou qualquer outro motivo; fica clara a confusão quanto ao direcionamento dos esforços da empresa, e é comum o desejo de atingir a população integralmente com nossos produtos e serviços, o que muitas vezes, pode gerar um estresse e desprendimento de muitos recursos, na maioria das vezes em vão.

O atual cenário em que as micro e pequenas empresas está inserido vem sofrendo uma profunda mudança, entre os fatores que influenciam isso, pode-se citar por exemplo, o amplo dinamismo vindo de novas possibilidades tecnológicas, e também pela difusão de informações, tendo como principal meio a internet.
Um outro ponto que pode ser discutido é a capacidade dos empreendedores de conseguir mensurar o que de fato é relevante, e deixar de lado aspirações pessoais e sentimentos que podem perturbar a qualidade do planejamento, podendo assim aproveitar todo material disponível para construir um robusto e eficiente projeto, que seja realista e por consequência, tenha maiores chances de sucesso.

Para Kotler (2006), a entrega de valor para o cliente deve considerar três principais tópicos: O gerenciamento dos negócios da empresa, a avaliação dos pontos fortes de cada negócio, e por fim, estabelecer uma estratégia para cada um deles. Quando uma empresa nasce, ela deve ter um produto bem definido, sua missão também tem que ser escrita com minúcia e dedicação, pois ela guiará os funcionários e ações da empresa, onde existirá uma relação direta com os seus potenciais clientes.
Segundo Hooley (2011), devemos procurar saber algumas informações básicas sobre o mercado, tais como: qual o perfil nossos principais alvos, o que eles valorizam, como aproximá-los, como atendê-los adequadamente, suas necessidades e requisitos, para onde olhar se tratando de novos clientes, e finalmente, como conquistar esses indivíduos. Ainda sobre as ideias defendidas por Hooley (2011), devemos olhar para o mercado como uma grande massa, que é posteriormente dividido em partes que têm necessidades, problemas e características parecidas, sendo assim devemos descobrir quem são esses grupos, para então, investir nossos esforços para suprir seus anseios. Ele ainda defende que existem duas maneiras de definir o mercado, a primeira é com base nos clientes, em que o foco está nos produtos ou serviços que podem causar os mesmos efeitos percebidos pelo consumidor, sem levar em conta a organização geral da concorrência; já a segunda maneira de definir o mercado, é baseada na concorrência, ela define todos os que são capazes de atender o mesmo público, remetendo muitas vezes, a meios de produção, custos e distribuição semelhantes.

Por fim, não devemos definir um grupo de cliente, e ignorar o resto do mercado depois de traçar essa estratégia, nos dias de hoje isso seria um suicídio; essa análise deve ser constante, e devemos nos manter sempre atentos a ajustes e mudanças de plano no meio do caminho. Pensando nisso, como vocês veem o seu cliente? Quais características conhecem? Quais pessoas pretendem atingir, e como?