Brasil recebe maior evento global sobre empreendedorismo jovem

Empreendedorismo: empresas de tecnologia estão entre os destaques
18 de julho de 2016
OS 5 MAIORES DESAFIOS DOS EMPREENDEDORES
19 de julho de 2016

Exame

Florianópolis (SC) recebe entre os dias 20 e 24 de julho o maior evento mundial de jovens empreendedores, a Conferência Mundial de Empresas Juniores – Junior Enterprise World Conference (JEWC), realizado a cada dois anos e que tem como objetivo desenvolver o Movimento Empresa Júnior (MEJ) em escala global. O JEWC 2016 traz à capital catarinense cerca de 4 mil congressistas – 500 deles vindos de 20 países.

O evento teve sua origem no ano de 2004, com a primeira edição realizada em Fortaleza, Ceará. As edições seguintes, aconteceram nas cidades de Eindhoven (Holanda), Porto (Portugal) e Milão (Itália). A sétima edição ocorre no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, no Sapiens Parque, sob a execução da Federação das Empresas Juniores de Santa Catarina (FEJESC). Florianópolis foi escolhida para sediar o evento em eleição na qual concorreram diversas cidades do Brasil e do mundo. A capital catarinense, um polo de tecnologia e inovação, é hoje apontada como a segunda melhor cidade no país para empreender, segundo pesquisa da Endeavor.

Com a temática “Lead the co-era” (liderança na era da cocriação e colaboração), a Conferência apresentará palestras de personalidades como Ketan Makwana, empreendedor e conselheiro no MIT Global Start Up, Entreprenurial Africa, Entreprise Connect e Rockstar Mentoring Group; Monja Coen, ex-jornalista que deu uma guinada em sua vida e se tornou um referência em equilíbrio emocional e Marcelo Sales, criador da Movile, líder no mercado latino americano de software para celulares, e da aceleradora 21212.

Um outro destaque do encontro será a sala da Endeavor, que espera 1,8 mil pessoas para debater empreendedorismo. A programação ocorre na quinta-feira, das 13h às 15h, e após a abertura com Juliano Seabra, diretor-geral da organização no país, contará com pitches dos empreendedores Darino Tenório (Uatt), Alessio Alionço (Pipefy) e Eduardo Ferreira Lima (Avantia). O encerramento será com o painel “Sonho Grande: Qual é o seu?”.

O Movimento Empresa Júnior teve início na França, em 1967, com o objetivo de tornar prática a vivência acadêmica obtida nas salas de aula. A partir de seu desenvolvimento, percebeu-se que, mais do que dar a oportunidade de transformar a teoria em prática, o Movimento promove, por meio da vivência empresarial, a formação de empreendedores. No Brasil, a rede de Empresas Juniores conta com 300 iniciativas em 18 estados – 35% são EJs ligadas às engenharias, 17% às ciências sociais aplicadas e 14% às ciências humanas. Por ano, 11 mil empresários juniores são formados no país.