Credioeste libera R$ 6,8 milhões em 2015

Sebrae/SC lança novo Portal de Atendimento
19 de abril de 2016
Presidente da CREDIOESTE assume a vice-presidência regional oeste da AMCRED-SC
13 de junho de 2016
Em 2015, a Credioeste liberou mais de 6,8 milhões de reais em microcrédito com a formalização de 1.648 contratos que beneficiaram empreendedores formais, informais e autônomos do comércio, prestação de serviços, indústria e agricultura. Os créditos foram para capital de giro e capital fixo. Os dados foram apresentados, nessa semana, em Assembleia Geral Ordinária, que reuniu conselheiros e diretores da agência de microcrédito no auditório da CDL Chapecó.
 A exposição dos relatórios gerenciais e das demonstrações contábeis foi feita pelo presidente Ivonei Barbiero e pela gerente executiva Marcia Biffi. A apresentação das demonstrações contábeis foi feita pela contadora Luciane P. Inocente e o parecer do Conselho Fiscal foi exposto pelo conselheiro Osmar Buss.
“Os resultados demonstram que o microcrédito continua sendo uma importante alternativa para incrementar e fortalecer os pequenos negócios”, avalia Barbiero, lembrando que o foco da Credioeste é a liberação de empréstimos de até 10 mil reais, com pagamento em até 24 vezes. “Nosso objetivo é fomentar os micros e pequenos empreendimentos, informais e formais, visando melhorar a renda das famílias e manter ou aumentar os postos de trabalho”, completou.
Com relação ao Programa Juro Zero do Governo do Estado, a Credioeste foi responsável pela liberação de mais de 3 milhões de reais em 1.742 contratos formalizados entre o fim de 2011 e o fim  de 2015. A iniciativa tem por objetivo beneficiar os microempreendedores individuais formalizados com créditos sem juros. São parceiros do Governo do Estado a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), o Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), Associação das Organizações de Microcrédito de Santa Catarina (Amcred/SC) e demais OCIPS.
No histórico acumulado da Credioeste, fundada em 1999, foram realizadas 16 mil operações e um montante de 53 milhões de reais dentro do Programa Nacional De Microcrédito Produtivo e Orientado. “A metodologia de trabalho utilizada é de ir ao encontro do empreendedor formal ou informal, possibilitando acesso ao crédito para milhares de microempreendedores, de certa forma, excluídos do sistema financeiro tradicional”, finalizou Barbiero.
NOVOS CONSELHEIROS
A reunião oportunizou a apresentação dos novos conselheiros representantes da Credioeste. São eles: da ACIC Chapecó Sergio Perondi (titular) e Jefferson Roberto Garcez da Luz (suplente); da ARAAPOC Nara Dadalt (titular) e Terezinha Ana Bedin (suplente); da Prefeitura de Chapecó Fernando Carlos Magro (titular) e Júlio César Signori (suplente), do SIMEC Valquiria Kinder de Oliveira (titular) e Renato Luis Nelving (suplente), do SINDICONT Valdecir Gubiani (titular) e Alcindo Oliveira Lopes (suplente) e da UNOCHAPECÓ Sady Mazzioni (titular) e Frederico Santos Damasceno (suplente).
CONSELHEIROS RENOMEADOS
Os conselheiros renomeados são: da ACIP Darci Fiorini (titular) e Dirceu Suzin (suplente), da AMOSC, Plínio Dallacorte (titular) e Anildo Daga (suplente), da CDL Renato Behn (titular) e Ari Galera (suplente), da FACISC Vincenzo Francesco Mastrogiacomo (titular) e Darci Fiorini (suplente), da OAB Neuri Ladir Geremia (titular) e Gilson Roberto Thomé Vieira (suplente), da SDR Gilberto Tomasi (titular) e Marlusi Salvagne (suplente) e do SICOM Ernani Zottis (titular) e Élio Francisco Cella (suplente).
CONSELHEIROS INDEPENDENTES
Os conselheiros independentes são: Bruno João Tem-Pass, Claudia Letícia Badin Ramalho, Gerson Roberto Röwer, Ivonei Barbiero, José Lopes Brum, Lorivan Bortoli, Marcos Ansolim, Miriam Terezinha Felippi, Osmar Buss e Paulo Utzig.
CREDIOESTE
A Credioeste – Agência de Microcrédito é uma organização sem fins lucrativos criada em 1999 para atender empresas formais e pessoas físicas autônomas. O objetivo é apoiar o desenvolvimento de Chapecó e dos municípios da região, mantendo e gerando postos de trabalho, ocupação e renda através do financiamento aos micros e pequenos negócios, atuando exclusivamente na concessão de crédito para capital de giro, capital fixo e capital misto.
Conta com 23 conselheiros, sendo 13 representantes de instituições e 10 conselheiros independentes. A estrutura é composta ainda por 20 funcionários que estão locados em Chapecó, no posto avançado em Pinhalzinho e no posto avançado em Nonoai que atende o norte do RS. Em abril deste ano, a agência de microcrédito abriu um posto de atendimento no município de Passo Fundo (RS). A iniciativa faz parte do plano de expansão da Credioeste e, segundo Barbiero, trata-se de uma importante conquista para ampliar a atuação no mercado e fortalecer não somente as ações da agência como também possibilitar o crescimento dos pequenos negócios.