Credioeste promove inclusão financeira com sustentabilidade

Crescer sem Medo vira lei
3 de novembro de 2016
Chapecó será sede de seminário catarinense de microcrédito em 2017
23 de novembro de 2016

Ivonei Barbiero, presidente da Credioeste e vice-presidente regional oeste da AMCRED-SC

MB Comunicação

Promover o crescimento econômico, sem causar impactos ambientais e desenvolvendo ações sociais é uma das premissas da Credioeste – organização sem fins lucrativos, criada para atender empreendedores formais e informais. Fundada em 19 de maio de 1999 no município de Chapecó, oeste catarinense, a instituição comemora importantes conquistas que resultaram no fortalecimento dos pequenos negócios e na ampliação da área de atuação da agência de microcrédito.

Os créditos são desburocratizados, a liberação acontece em 24 horas e os valores liberados vão até 10 mil reais com pagamento de 6 a 24 meses. “Nosso objetivo é fomentar os micro e pequenos empreendimentos, informais e formais, visando melhorar a renda das famílias e manter ou aumentar os postos de trabalho”, ressalta o presidente Ivonei Barbiero. 

Além da sede em Chapecó, a agência de microcrédito conta com três postos avançados de atendimento: Pinhalzinho (SC), Nonoai (RS), que atende o norte do RS, e Passo Fundo (RS). Considerado o mais recente investimento da Credioeste, o posto avançado de Passo Fundo iniciou sua operação em abril de 2016 e representou uma importante evolução para ampliar a atuação no mercado e fortalecer não somente as ações da agência, como também possibilitar o crescimento dos pequenos negócios do município por meio da liberação de microcrédito.

A Credioeste tem como missão obter destaque em microfinanças, fortalecendo a economia regional, gerando resultados para a Instituição e seus clientes com responsabilidade social. Portanto, segundo a gerente executiva Marcia Biffi, mais do que liberar créditos, a instituição utiliza metodologia de trabalho própria, que consiste em visitas aos clientes para identificar as necessidades e orientar sobre a melhor forma de utilizar o crédito. A agência de microcrédito também é parceira de várias ações de responsabilidade social como: projeto Oratória nas Escolas, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Programa Gerar, Biblioteca Itinerante de Chapecó, entre outros.

CONHEÇA OS PROGRAMAS

O projeto Oratória nas Escolas tem por objetivo oportunizar aos estudantes o conhecimento, reflexão e conscientização sobre a responsabilidade e o compromisso em relação aos problemas sociais, ambientais e educacionais no âmbito local, regional, nacional e mundial. No ano passado, contou com a participação de 2.100 estudantes. As atividades são desenvolvidas pela JCI e Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Educação. Em 2016, a Credioeste é parceira pelo quarto ano consecutivo.

O Proerd, realizado pela Polícia Militar de Chapecó, conta com apoio da Credioeste desde 2015.  A iniciativa tem por objetivo prevenir o uso de drogas e fortalecer a autoestima das crianças, ensinando-as a tomar decisões sábias que poderão ajudá-las no futuro. Em 17 anos, o programa formou mais de 49.600 crianças na cidade de Chapecó.

Outra ação que conta com a parceria da agência de microcrédito é o Programa Gerar – Fundo do Empreendedor, desenvolvido pela Prefeitura de Chapecó. A iniciativa teve início em junho de 2011 com o objetivo de apoiar economicamente empreendedores para desenvolver negócios existentes nos setores da indústria, comércio, serviços e produção primária. O valor é de até R$ 3.000,00 por empreendedor e é destinado para capital de giro (com pagamento em 12 meses), capital fixo (até 24 meses) e capital misto (até 24 meses). A taxa de juros é subsidiada e os créditos podem ser individuais ou solidários.

Além das taxas subsidiadas e o mapeamento das áreas a serem favorecidas pelo baixo nível econômico, também foi criado um fundo de aval que protege as operações de risco que deverão ser usadas, em última estância, para repor o fundo em caso de perdas.

O processo consiste de visita do agente de crédito ao cliente e avaliação da solicitação dos recursos feita pelo comitê de crédito, que aprova ou não o empréstimo solicitado. “O programa surgiu para tornar pequenos negócios em empreendimentos que gerem renda, emprego e sustentação das famílias que dependem dessa fonte”, observa Marcia.

A Credioeste também incentiva o projeto sócio-educativo Biblioteca Itinerante, que visa recolher livros por meio de doações e emprestá-los a pessoas interessadas, levá-los em ações sociais ou doá-los novamente a alguma instituição que necessite e manifeste interesse. O idealizador, Paulo Pompermayer, explica que a Biblioteca Itinerante iniciou há 12 anos com apenas 10 livros. O projeto abrange 57 municípios dos três Estados do Sul com feiras em locais públicos, além de ajudar com a distribuição de livros nas escolas e entidades. “Temos livros para a família, ou seja, literatura de vários gêneros e de várias épocas destinadas a todas as idades, além de livros científicos de vários segmentos”.