DOENÇA DA MÃE INSPIRA EMPREENDEDOR A CRIAR TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO SEM VOZ

Não tenho ideia, e agora?
6 de julho de 2016
Jovem empreendedor tem chance no agronegócio
6 de julho de 2016

Pequenas empresas e grandes negócios

O designer Andreas Forsland nunca tinha pensado em empreender até que sua mãe perdeu a voz por causa de uma severa pneumonia que a levou à UTI.

Preocupado com a situação de não poder conversar com ela, o estrategista de produtos de tecnologia projetou e construiu um dispositivo que possibilita a comunicação sem voz, o Smartstone Touch.

O dispositivo, cujo formato lembra uma pedra, funciona assim: a partir de padrões de toques estabelecidos pelos próprios usuários, emite sons, vibrações e cores que significam alguma mensagem, frase ou sentimento. As mensagens podem ser enviadas ao dispositivo via aplicativo que funciona nos sistemas iOS e Android.

O Smartstone tem ainda uma funcionalidade que traduz as correntes elétricas do cérebro em palavras. Para isso, o usuário precisa usar mais um dispositivo, chamado Emotiv. O dispositivo se parece com um fone de ouvido com eletroencefalograma responsável por ler os padrões cerebrais.

A tecnologia, diz o empreendedor, funciona até com pessoas com paralisia cerebral.

Segundo Forsland, “o Smartstone é personalizado para cada pessoa. Cada um pode criar o vocabulário e os padrões que preferir para os toques. Basta listar as frases para comunicação e relacioná-las aos tipos de gesto que cada pessoa preferir. Além disso, os usuários também podem juntar os diferentes vocabulários que foram criados”.

Em abril deste ano, o aplicativo ganhou o prêmio Gold Award no Edison Awards, competição que reconhece os produtos e serviços mais inovadores do mercado.