Maior não é melhor, é só maior

EDITAL DE CONVOCAÇÃO (AGO – 34/2017)
10 de abril de 2017
7 ações para fazer em seu negócio e ser sustentável
11 de abril de 2017

Adminsitradores.com

Desde que começamos a nos constituir como seres humanos, consideramos o crescimento como uma coisa fantástica. Valorizamos imensamente quando crescemos para uma nova fase de nossas vidas, admiramos os adultos acima de tudo, começamos a nos encantar cada vez mais por eletrodomésticos maiores, veículos maiores, casas maiores, famílias maiores.

Este parece ser o curso natural das coisas: estar sempre valorizando o que há de maior, o crescimento, o que deveria se destacar na multidão por seu tamanho. Quando entramos em uma empresa ou formamos o nosso próprio negócio isso fica ainda mais evidente.

Preciso de um cargo maior, precisamos de mais funcionários, precisamos de mais ferramentas, precisamos de mais público, precisamos de mais clientes. Essa fome por ser sempre mais impulsiona à decisões menos conscientes no sentido do melhor.

Tamanho não é documento

A ganância pelo crescimento, ainda que coloque muito de nossos projetos em movimento, poucas vezes faz com que eles permaneçam e se constituam com qualidade. É importante medir a vontade por tornar tudo maior: mais vendas instantâneas, mais produtos, mais nichos trabalhados, mais conteúdos.

Poucas coisas se levantam e destacam verdadeiramente quando são feitas em grande volume. Lojas de departamento são só lojas com diversos produtos iguais e com uma qualidade muitas vezes duvidável. O que vem em quantidades medidas, detalhes, segmentado, pensando em cada situação, tem muito mais valor.

Mas o grande perigo em prezar sempre pelo maior é dizer sempre sim. Quando se aceita todos os clientes, quando se produz para todos os públicos, quando se consome tudo o que aparece pela frente, é difícil medir a qualidade do que está chegando e o que está saindo.

Ser maior muitas vezes gera sobrecarga, contamina o trabalho de atalhos que prejudicam o produto final, causa uma perda de tempo com clientes que muitas vezes não estão preparados para trabalhar junto com você.

O que é bom nem sempre vem da grandeza. Maior não é melhor, é só maior.