Mitch Altman: empreender é encontrar algo que tenha significado

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Epoca Negócios

Empreendedorismo não se trata de fazer dinheiro”, disse duas vezes Mitch Altman, cofundador do hackerspace Noisebridge, em São Francisco (EUA), e CEO da Cornfield Eletronics, durante sua apresentação na Campus Party Brasil. Para ele, que ganhou as páginas de jornais e revistas norte-americanas por criar um controle remoto capaz de desligar TVs em locais públicos, ser empreendedor é encontrar algo que tenha significado para si e para a comunidade à sua volta.

Segundo Altman, o dinheiro deve ser um suporte para a continuidade do trabalho — não o seu foco principal. “Se você gastar um minuto da sua vida para ter mais dinheiro do que precisa, então estará desperdiçando seu tempo”, afirmou. Ele defende que devemos gastar nosso tempo criando, explorando possibilidades e contribuindo com a comunidade.

Sua definição de sucesso está fundamentada na premissa de que devemos trabalhar com aquilo que amamos. “Se você encontra algo que ama, e acha um jeito de ter recursos para continuar fazendo isso, então esse é o sucesso.”

O que Altman ama é criar. Ele é um representante dos makers, pessoas que gostam de explorar novas possibilidades e usar a criatividade para desenvolver novos produtos. Mas o termo “maker” (em inglês, “fazedor”), para ele, não é o melhor, pois dá a impressão de que eles apenas fazem. “Eu gosto do termo hacker, porque significa mais do que fazer coisas. Em um hackerspace, o objetivo é se inspirar, agir em comunidade, incentivar e criar.”

Os hackerspaces são espaços colaborativos e abertos em que pessoas se unem para explorar a criatividade, dar novos significados e usos a dispositivos, tecnologias e ferramentas capazes de solucionar problemas ou facilitar processos.

O movimento tem como objetivo encontrar recursos e fazer deles soluções. Mas, segundo Altman, o ponto final é sempre o compartilhamento. “Um hackerspace não tem a ver criar ferramentas, mas sim sobre produzir em comunidade”, disse. “Nós dividimos o que aprendemos com os demais.”

Para Altman, um bom empreendedor precisa necessariamente ser um bom hacker. O motivo está nos passos que ele define como o caminho para o empreendedorismo. “Primeiro, você precisa explorar as possibilidades, experimentar o que funciona e o que não funciona, e então falhar”, disse. “Depois de repetir esse processo algumas vezes, você eventualmente encontra algo que seja bom para você e para a comunidade e, se os demais gostarem, você tem nas suas mãos uma oportunidade.”