Sebrae
O Microcrédito Empreendedor (ME) é a modalidade de financiamento direcionada aos pequenos negócios. O ME utiliza metodologia própria e adequada ao perfil e às necessidades dos empreendimentos de micro e pequeno porte. O microcrédito viabiliza, com o capital inicial necessário, oportunidades de negócios em camadas sociais de menor renda.
O Microcrédito Empreendedor observa as seguintes características e condições:
Há uma crescente demanda por produtos e serviços microfinanceiros. A microfinança supre as necessidades de pessoas e empresas por meio do processo de massificação do crédito e serviços financeiros, facilita a atuação de muitos empresários de micro e pequenas empresas, contribuindo com o sucesso do empreendimento.
A microfinança é percebida por agentes financeiros, regulados e não regulados, como oportunidade de expansão de negócios e de estreitamento das relações com clientes. Hoje, é possível utilizar o cartão de crédito e débito em transações comerciais, fazer microsseguros, realizar depósitos e aplicações financeiras e ainda contratar serviços previdenciários.
A evolução do segmento de microcrédito para microfinança produz uma vantagem importante: o melhor relacionamento entre as instituições financeiras e seus clientes, visto que o melhor conhecimento e a maior confiança que se estabelece permitem objetividade, maior fidelidade e acesso permanente ao crédito.
Microfinanças é o conjunto de produtos e serviços especializados destinados ao atendimento das necessidades do empreendedor individual, micro e pequenos empreendimentos. Além do microcrédito empreendedor, são ofertados outros serviços, como o de transação eletrônica de pagamentos e recebimentos (cartão de crédito e débito), microsseguros, depósitos, aplicações financeiras e serviços previdenciários.
No Brasil, o movimento de inclusão financeira, bancarização da população e a massificação do crédito beneficiou as populações de menor renda e permitiu que as instituições financeiras e os agentes reguladores passassem a tratar essas operações de pequenos valores como sendo de microfinanças ou de microfinanças comerciais, o que, consequentemente, gerou uma oferta de produtos e serviços específicos para os segmentos dos pequenos negócios.