Perguntas que você precisa fazer antes de pensar em transição de carreira

4 passos para decidir a melhor estratégia de crescimento para seu negócio em 2018
26 de janeiro de 2018
Site traz material para empreendedores de alta tecnologia
30 de janeiro de 2018

Administradores.com

Você está insatisfeito com o seu emprego atual? Você perdeu interesse pela sua profissão ou tem pensado cada vez mais em posições em outros segmentos? A complexidade da vida moderna, as inúmeras opções de atividades profissionais e o desejo de maior liberdade, propósito e qualidade de vida têm levado muitas pessoas a pensarem em mudar de emprego e até mesmo de carreira. Quando planejada, a transição de carreira é um processo que faz parte de uma boa gestão de carreira.

Uma pergunta que você deve fazer para você mesmo é se você espera os finais de semana e feriados para se sentir feliz. Se você responder que sim, muito provavelmente a sua atuação posição não lhe dá prazer. Outra reflexão que você deve fazer é se as tarefas consideradas normais do seu dia a dia te estressam e geram irritabilidade. Se isso está acontecendo é um sinal de alerta.

O dinheiro tem sido uma forma de compensar sua insatisfação com a carreira atual? Se isso for verdade, muito provavelmente você precisa parar para refletir mais sobre você, sobre a sua carreira e sobre o seu propósito. Sentir-se confiante é fundamental para abrir mão da comodidade, e fazer uma transição de carreira, mas para isso é preciso se preparar. Para isso, alguns passos são fundamentais neste processo.

· Descobrir os motivos da sua insatisfação é o primeiro passo: antes de decidir mudar é preciso investigar o real motivo da sua insatisfação profissional. Para que você saiba exatamente que tipo de mudança precisa fazer.

· Invista no autoconhecimento: se existe um caminho para a realização na vida profissional é o autoconhecimento. Se você não se conhece, você não consegue escolher uma carreira e um trabalho que te realize.

· Defina os objetivos: traçar objetivos que estejam alinhados ao que lhe satisfaz é um caminho que exige persistência e superação de medos e monstros internos.

· Conhecer a área e o mercado de interesse: durante o desenvolvimento do plano de transição de carreira, pesquise e aprenda tudo o que puder sobre sua nova opção.

· Tenha um plano financeiro: é possível realizar uma transição de carreira que seja financeiramente saudável. Para isso, defina os objetivos e esquematize um plano de quanto tempo e de qual valor será necessário ter em mãos para conseguir sustentar o mesmo padrão de vida.

· Invista em qualificação: a mudança de carreira deve ser atrelada a expectativa de futuro e o investimento em formação vem como recurso. Procure se qualificar, busque novos conhecimentos e competência. Cursar uma pós-graduação ou MBA, por exemplo, pode ser um bom caminho.

Muitos empecilhos, receios e medos surgirão no decorrer de todo processo de transição de carreira. Alguns deles poderão causar desânimo e percepção de que não será possível chegar ao objetivo almejado. Nesses momentos é preciso ter muita determinação, dedicação e jogo de cintura para contornar os problemas, e não desistir de todo o planejamento estabelecido.