Por que eu acordo às 5h da manhã todos os dias?

Por que líderes precisam ouvir mais seus liderados
1 de setembro de 2017
As 5 lições das melhores empresas para trabalhar
4 de setembro de 2017

Você já parou para pensar o quão poderoso pode ser o intervalo das 5h às 8h da manhã?

O que você está fazendo nesse período? Provavelmente dormindo. Poucas pessoas possuem o hábito de acordar às 5h da manhã por livre e espontânea vontade, mas saiba que é exatamente nesse horário que as pessoas mais bem sucedidas do mundo levantam. Pessoas como Tim Cook (CEO da Apple), Richard Branson (da Virgin), Robert Iger (da Disney), Howard Schultz (do Starbucks) e Nei Lacerda Lencioni (da Arezzo&Co).

Sabemos que não é convidativo, e muito menos fácil, acordar tão cedo. Mas os benefícios são muitos, e se colocarmos na balança e analisarmos o resultado, é unânime: acordar às 5 da manhã pode ser a melhor prática a se adotar.

Quando você acorda cedo a sensação de estar atrasado é mínima. O dia começa mais desacelerado. Você pode aproveitar as primeiras horas da manhã para fazer atividades físicas, iniciar ou terminar algum projeto pessoal antes ir para o trabalho, e até quem sabe finalizar alguma atividade da faculdade ou pós.

Quando todo mundo estiver levantando para o trabalho você já estará preparado(a) para as próximas atividades, o que te dará uma vantagem grande.

Pare para pensar na sua rotina matinal. Você acorda sempre atrasado(a)? Não tem tempo para fazer o desjejum com calma ou para praticar exercícios físicos? Essa é a realidade da maioria de nós! É muito comum não sermos produtivos logo de manhã por causa do horário que levantamos. Acordar às 5 da manhã pode ser uma boa chance para você colocar algumas prioridades em ação.

A seguir, compartilho os meus aprendizados nessa jornada em me tornar um “early riser”, incluindo os motivos, os benefícios e os desafios enfrentados.

Por que acordar cedo?
Quando todo mundo está dormindo, sou mais produtivo

As primeiras horas da manhã são sempre as mais produtivas para mim. Descansado e sem distrações, consigo dar foco em atividades que são importantes e não há ninguém aguardando um retorno de e-mail neste horário.

Cuido da minha saúde

Dia sim, dia não, faço minhas caminhadas matinais. E ao contrário dos exercícios físicos à noite, caminhar logo cedo tira a pressão de ter que me exercitar em um horário onde geralmente já estou cansado.

Me sinto mais realizado logo no começo do dia

Existem poucos sentimentos tão bons quanto o de ter acordado cedo e conquistado meus primeiros objetivos e é isso que define o tom para o resto do dia.

As dificuldades
Bem, nem tudo são flores. O mundo é feito de escolhas e acordar cedo tem seus “trade-offs”.

Vida social

Hoje em dia, escolho a dedo os eventos sociais que participo. Sempre que saía à noite, ficava apreensivo quando o relógio marcava 21h30, pois já deveria estar dormindo. O desejo de ir para cama e acordar cedo fez com que eu me afastasse de compromissos noturnos. Mas, como valorizo demais minhas amizades e vida social, passei a convidar os amigos para eventos diurnos como um café da manhã no domingo, um almoço no sábado ou um chimarrão no parque.

Bebida alcoólica

Gosto muito de um bom Vinho e Whisky. Tinha o costume de tomar uma Taça de Vinho ou dose de Whisky no final do dia para “desestressar”. No entanto, isso afetava negativamente o meu sono e colocava em risco o início do meu próximo dia. Agora, só bebo nos finais de semana.

Exceções

Eu sou muito disciplinado, mas não sou extremista. A vida é uma só e existem situações onde tomo a decisão de fugir da rotina. Sou apaixonado pelo São Paulo. Assistir ao time do coração ainda é um dos poucos eventos noturnos que faço, especialmente quando a partida inicia às 21h45. Paciência. Durmo mais tarde, acordo um pouco mais tarde também (geralmente pelas 6h–6h30) e assim, preservo minha saúde física e mental para ter um dia super produtivo.

Como acordar cedo?
Se você estiver interessado em acordar mais cedo, separei algumas dicas que funcionaram muito bem para mim.

Comece aos poucos

Não faça mudanças drásticas nos primeiros dias, comece devagar. Acorde 15 a 30 minutos mais cedo que o normal, acostume-se com o novo horário por alguns dias e corte outros 15 a 30 minutos na semana seguinte. Repita o processo gradualmente até você atingir o seu horário ideal.

Vá cedo para a cama

Durma mais cedo. Você pode estar acostumado a assistir TV até tarde ou navegar pela internet, mas, se você continuar com esse hábito, acordar mais cedo simplesmente não vai funcionar. Minha sugestão é: vá para cama antes. Se tiver dificuldade para adormecer, faça o exercício do ritual do sono (explico melhor a seguir) ou leia um livro.

Faça o despertador seu aliado

Coloque o despertador longe da sua cama. Se ele estiver ao seu lado você vai desligá-lo ou acionará o botão “soneca”. Aliás, nunca toque no soneca. Se o despertador estiver longe, você tem que levantar para desligá-lo e isso vai estimular que você acorde.

Tenha um propósito

Tenha um excelente motivo. Defina algo importante para você fazer no início da manhã. Eu gosto de me me exercitar e/ou trabalhar em pontos estratégico logo cedo e estes dois motivos são muito fortes para eu acordar de madrugada.

O ritual do sono

Você deve estar se perguntando que horas vou dormir, não é? Durmo por volta das 21h30–22h. Na verdade, eu desenvolvi o que chamo de “ritual do sono”. Para garantir minhas 7–8 horas de sono, começo a me preparar próximo das 20h30–21h, desligando qualquer aparelho eletrônico.

Explico. Ao escurecer, nosso corpo começa a produzir um hormônio chamado melatonina, que tem a função de estimular o sono. Ao utilizarmos os aparelhos eletrônicos à noite, por causa da exposição ao tipo luz emitida, nosso corpo não produz melatonina.

Ao deitar na cama, fecho os olhos e começo a agradecer todas as coisas boas que aconteceram comigo naquele dia. E tudo o que me proporcionou o que agradeci anteriormente (exemplo: se agradeço pela minha saúde que me proporciona caminhar quando eu quiser). Esse exercício, além de fortalecer o lado espiritual, me deixa muito mais leve para adormecer e ter uma excelente noite de sono.

Conclusão

Se você conseguir dedicar as primeiras horas do dia para seu crescimento pessoal, sua produtividade dará um salto enorme! Desligue o celular, não entre em redes sociais e não ligue a TV. Reserve esse tempo para fazer coisas que te dão prazer.

Minha vida mudou para melhor desde que comecei a acordar cedo. Tenho maior controle sobre as coisas mais importantes para mim, o que me traz paz e sentimento de realização maior.

E agora, peço licença porque preciso desligar meu computador e ir dormir. Afinal, amanhã às 5h começa tudo de novo.