Relatório de Desempenho Social da AMCRED-SC apresenta resultados da Credioeste

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MB Comunicação

Ivonei Barbiero, presidente da Credioeste

A pontuação dos Padrões Universais por Dimensões e dos Padrões de Proteção ao Cliente da Credioeste foram divulgadas no Relatório de Desempenho Social da Associação das Organizações de Microcrédito e Microfinanças de Santa Catarina (AMCRED-SC). A gestão de desempenho social (GDS) se refere ao conjunto de práticas gerenciais que permitem às instituições de microfinanças comprometidas com o duplo desempenho de alcançar suas metas financeiras e sociais.

O principal objetivo deste relatório é apresentar o resultado do diagnóstico realizado nas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OCIPs), levando em conta o nível de desenvolvimento do setor em Santa Catarina, considerando as dimensões e padrões utilizados para gestão do desempenho social. A publicação está baseada nos resultados das auditorias realizadas pelas próprias instituições e identifica os aspectos fortes, assim como sinaliza aqueles que merecem atenção e intervenções para melhorar o desempenho. Os resultados são apresentados de acordo com a média do desempenho obtido em cada um dos seis Padrões Universais de GDS.

Nos Padrões Universais por Dimensões, a Credioeste obteve destaque nos quesitos de definição do compromisso com as metas sociais (59 pontos), no desenvolvimento de produtos que atendam as necessidades e preferências dos clientes (61 pontos), no tratamento ao cliente com responsabilidade (76 pontos), no equilíbrio do desempenho financeiro e social (79 pontos), entre outros. Nos Padrões de Proteção ao Cliente a instituição obteve resultados expressivos nos seguintes quesitos: desenho e distribuição apropriada de produtos, mecanismos para solução de reclamações e prevenção do sobreendividamento.

No ano passado, a Credioeste se preparou para adotar os Padrões Universais para Gestão do Desempenho Social. Foram cerca de 200 quesitos para cumprir. O presidente da Credioeste, Ivonei Barbiero, enfatiza que ao adotar os Padrões Universais para Gestão do Desempenho Social, a instituição  tem condições de desenvolver produtos e serviços que atendem as necessidades dos clientes de forma planejada e organizada.

De acordo o consultor do Ceteg Capacitação e Consultoria Empresarial, Márcio Oliveira da Silva, os Padrões de Desempenho fazem com que a instituição comprove seu caráter social, o que facilita explicar essa questão ao público-alvo.  Além disso, com a ferramenta, é possível divulgar, na internet, o trabalho da Credioeste para que todas as instituições internacionais tenham conhecimento e, consequentemente, se interessem em disponibilizar recursos.  “Com a credibilidade proporcionada pela ferramenta, a agência de microcrédito estará preparada para buscar recursos em qualquer lugar do mundo”.

Os padrões universais respondem à demanda do setor e estão presentes em um manual de boas práticas. A necessidade de agregar todo o aprendizado das várias iniciativas de desempenho social em um único documento foi indicada por participantes do mundo todo. Os Padrões Universais para Gestão de desempenho foram criados pelos seguintes órgãos: Cordaid, Ada, BlueOrchard, BNP Paribas, Caspian, Deutsche Bank, Grameen Crédit  Agricole, Grassroots, Incofin, Oikocredit, Proparco, Sidi e Triple Jump.

DIMENSÕES TRABALHADAS

Para a implementação dos Padrões Universais para Gestão do Desempenho Social foram trabalhadas seis dimensões: definir e monitorar metas sociais; assegurar o compromisso do conselho, gerência e funcionários com as metas sociais; desenvolver produtos, serviços e modelos de canais de distribuição que atendam as necessidades e preferências dos clientes; tratar os clientes com responsabilidade; tratar os funcionários com responsabilidade; e equilibrar o desempenho financeiro e social.

Os Padrões Universais aplicam-se a qualquer prestador de serviços financeiros com uma ou mais metas sociais. Elas não determinam quais as metas específicas uma instituição deve ter, mas identificam as práticas de gestão que ajudam uma instituição a avançar no sentido de suas metas escolhidas. Eles também demonstram um esforço voluntário expressivo do setor de microfinanças para se autorregular.

A diretoria da AMCRED-SC reconhece o compromisso das instituições associadas que participaram deste projeto, encaminharam seus profissionais para os treinamentos e, ao mesmo tempo, enfatiza a importância do apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae), SC1, reitera o agradecimento à Oikocredit escritório da América do Sul e escritório Brasil, ao SPTF (Social Performance Task Force) direção da América Latina e à Cerise para que o processo de desenvolvimento deste informe contasse com a validação e reflexão sobre os resultados consolidados para cada Dimensão dos Padrões Universais da Gestão do Desempenho Social.