Saúde emocional no mercado de trabalho

Setembro Amarelo:campanha promove mais amor e empatia no ambiente de trabalho
23 de setembro de 2021
Credioeste inicia processo de adequação à LGPD
19 de outubro de 2021

“Quando a vida bater forte e sua alma sangrar, quando esse mundo pesado lhe ferir e lhe esmagar, é hora do recomeço. Recomece a lutar. Quando você cair e ninguém lhe aparar e quando a força do que é ruim conseguir lhe derrubar, é hora do recomeço. Recomece a levantar. Quando a falta de esperança decidir lhe açoitar e se tudo que for real for difícil suportar, é hora do recomeço. Recomece a sonhar”. Foi com os trechos da poesia de Bráulio Bessa que a gerente executiva, Márcia Biffi, iniciou o mês de outubro e motivou os colaboradores da Credioeste a superarem desafios e a buscarem suas metas e seus sonhos.

Essa motivação aconteceu na agência durante todo o mês de setembro. A Credioeste encerrou, na última semana, as atividades da campanha Setembro Amarelo –  de prevenção ao suicídio. A equipe foi estimulada a trocar mensagens de incentivo, com o objetivo de promover mais empatia, amor e solidariedade. Na primeira etapa da dinâmica, a agência de microcrédito entregou flores amarelas para os funcionários. Em cada vaso havia um cartão surpresa com o nome de uma pessoa, que presenteou e recebeu bilhetes e mimos de seus colegas.

Os funcionários da Credioeste se divertiram, se emocionaram e se inspiraram com a experiência. “Essa atividade fez com que eu repensasse nas minhas próprias atitudes e me aproximou de minha amiga secreta. Também nos mostrou a importância de admirar as pessoas e exaltar suas qualidades. Acredito que descobrimos o verdadeiro sentido da campanha  Setembro Amarelo. Quanto mais falarmos sobre transtornos e depressões, mais rápido é possível buscar ajuda. Podemos salvar vidas ou, simplesmente, melhorar o dia de alguém com frases motivacionais”, destacou a auxiliar administrativa, Daniela Baldissera Debovi (36 anos).

            A colaboradora ainda relatou sua experiência nos cinco meses de trabalho na agência. “Estou muito feliz. Fui bem acolhida por toda equipe da Credioeste. Isso me motivou a confiar mais em mim. Melhoro em algo e  cresço no ambiente de trabalho todos os dias. Também me tornei mais determinada. Agradeço aos meus colegas por acreditarem em meu potencial e, principalmente, fazer com que eu também acreditasse. Eles me encorajam!”, afirmou Daniela.

            O colaborador Guilherme Fontana (21 anos) trabalha no setor de cobrança e finanças. Ele frisou que a ação foi essencial para desenvolver mais empatia.  “É importante sabermos também o que acontece com o outro. Muitas vezes, por trás de um sorriso pode haver muita dor. Por isso, devemos ser mais otimistas para transmitir boas energias. Precisamos motivar as pessoas. Frases simples como ‘você consegue’, ‘acredito em você’ e ‘você é demais’ são exemplos que podemos melhorar o dia de quem nos cerca. Nem sempre é fácil incentivar alguém porque também temos dias ruins, mas é necessário ajudar sempre que possível. Essa dinâmica nos proporcionou uma experiência incrível e uniu ainda mais nossa equipe”.

            A auxiliar administrativa Camila Mior (33 anos) começou a trabalhar na Credioeste em setembro, na última semana da ação, e relatou que a empatia não foi praticada somente durante a campanha. “Todos os meus colegas levaram a sério as atividades. Fico feliz por trabalhar em uma empresa que aborda temas difíceis com sensibilidade. Agora compreendo de que forma fui bem acolhida na agência. A energia é incrível”, ressaltou.

Osvaldina Mendes, assistente administrativa da Credioeste, comentou que a campanha foi um sucesso. “Demonstramos amor, empatia, admiração e respeito por nossos amigos e colegas de trabalho. É essencial olharmos com mais carinho para outras pessoas. Abordamos assuntos que envolvem a depressão e o suicídio e aprendemos que devemos escutar mais, dialogar e orientar quem precisa desse acolhimento”.