SC lidera declaração de MEIs

Credioeste presente no Seminário de Autorregulação
23 de maio de 2017
10 ideias para começar um negócio com até R$ 10 mil
7 de junho de 2017

MB Comunicação

Com 52% Santa Catarina liderou o ranking de declarações feitas pelos Microempreendedores Individuais (MEIs) até o dia 31 de maio. Com o envio do documento, a categoria jurídica garante direitos previdenciários como aposentadoria, auxílio-doença e licença-maternidade, entre outros.

A Declaração Anual Simplificada (DASN-SIMEI) é uma das obrigações do MEI e representa todo o seu faturamento no ano anterior. É necessário declarar o faturamento referente a todas as vendas, com e sem emissão de nota fiscal (Receita Bruta Total), em atividades de comércio, indústria e/ou serviço. Quem não cumpre o prazo estabelecido, paga multa de no mínino R$ 25,00.

O gestor estadual de Políticas Públicas do Sebrae/SC, Diego Wander Demétrio, destaca que o expressivo número de declarações demonstra que os MEIs catarinenses estão cientes da importância de manter em dia suas obrigações fiscais. Na declaração, eles apresentam informações como o valor da Receita Bruta da empresa acumulada em 2016, ou seja, valor total das vendas de mercadoria e prestação de serviços sem deduzir nenhuma despesa. “Além de pagar multa, se não entregar a declaração, ficam inadimplentes com o Simples Nacional e não podem obter certidão negativa de débito junto à Receita Federal, necessária para contratar um financiamento, por exemplo”.

Santa Catarina conta com mais de 250 mil microempreendedores individuais formalizados. A coordenadoria regional oeste do Sebrae/SC atende  54 municípios que atualmente contam  com mais de 18 mil  MEIs. Na área de abrangência da coordenadoria regional extremo oeste do Sebrae/SC, formada por  34 municípios, atualmente são cerca de 8.500 microempreendedores formalizados.