SC terá Sociedade de Garantia de Crédito em 2017

Empresas pouco endividadas aproveitam recessão para abocanhar concorrentes
1 de dezembro de 2016
Cadastro Positivo pode incluir 22 milhões de consumidores no mercado de crédito
30 de dezembro de 2016

Em breve, os pequenos empresários catarinenses terão mais uma alternativa que facilita o acesso ao crédito. A SOCIEDADE DE GARANTIA DE CRÉDITO SANTA CATARINA (SGC) – SC GARANTIAS está em andamento e deverá iniciar suas atividades no primeiro semestre de 2017. O foco é o microcrédito catarinense. A iniciativa é da Associação das Organizações de Microcrédito e Microfinanças de Santa Catarina (AMCRED), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) e Sebrae/SC.

 O objetivo é fomentar o desenvolvimento de Santa Catarina e facilitar o acesso ao crédito por meio do complemento das garantias exigidas pelas instituições financeiras, para os pequenos negócios. A SGC também oferecerá outros benefícios aos tomadores de crédito como consultoria empresarial e capacitação. Também induz a prática de menores taxas de juros em função da redução do risco da operação e oferece maiores prazos de pagamento. Para as instituições financeiras os benefícios incluem garantia líquida e certa e redução de custos da análise de riscos.

Para o presidente da Credioeste (Oscip de Chapecó), Ivonei Barbiero, a SGC representa um avanço para a área de microcrédito. “Santa Catarina se destaca por ser o primeiro Estado a ter o fundo garantidor no País com a parceria do Sebrae/SC. A SC Garantias é a única específica para o microcrédito e terá atuação em todo o território catarinense. A ideia é que o fundo garantidor elimine em até 80% o aval”, observa.

Caracterizada como uma organização sem fins lucrativos, criada para atender empreendedores formais e informais, a Credioeste libera, em até 24 horas, os financiamentos de até 10 mil reais com pagamento de 6 a 24 meses. “Nosso objetivo é fomentar os micro e pequenos empreendimentos, informais e formais, visando melhorar a renda das famílias e manter ou aumentar os postos de trabalho”, ressalta Barbiero. 

Criada em 1999, no município de Chapecó, a agência de microcrédito conta com três postos avançados de atendimento: Pinhalzinho (SC), Nonoai (RS), que atende o norte do RS, e Passo Fundo (RS). Considerado o mais recente investimento da Credioeste, o posto avançado de Passo Fundo iniciou sua operação em abril deste ano e representou uma importante evolução para ampliar a atuação no mercado e fortalecer não somente as ações da agência, como também possibilitar o crescimento dos pequenos negócios do município por meio da liberação de microcrédito.

 

Representantes das instituições fundadoras da SC Garantias (foto facebook Amcred SC)

Representantes das instituições fundadoras da SC Garantias (foto facebook Amcred SC)