Veja 8 passos para fazer um plano de negócios na prática

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Exame 

Dúvida do leitor: Como organizar um plano de negócios, na prática? Vocês têm algum template indicado para se iniciar um plano de negócio?

Há muitos modelos de plano de negócios no mercado. Procurei abaixo elencar algumas questões que são mais relevantes para a elaboração de um plano de negócios completo. Confira:

1. Resumo executivo

O sumário executivo deve conter de uma a três páginas e traz uma visão geral do plano de negócios. Ele ilustra os principais aspectos do negócio e é fundamental para que se possa conseguir a atenção do leitor em poucos minutos, explicando de forma bem sucinta a oportunidade, os produtos e/ou serviços, o mercado, os impactos sociais do negócio e o planejamento financeiro.

O resumo executivo deve ser feito após a elaboração de todos os demais itens do plano de negócios, embora figure no início, como uma introdução. Um bom resumo executivo aborda, de forma sucinta, os seguintes pontos:

– Os problemas ou necessidades não atendidas, que justificam a criação do negócio;
– O mercado e seus segmentos, bem como tamanho e a tendência de crescimento;
– Os produtos e serviços que serão oferecidos e seus diferenciais;
– A tecnologia e modelo de negócios que serão adotados;
– A equipe e a competência de seus integrantes;
– A rentabilidade do negócio e eventuais necessidades de financiamento.

2. Descrição geral e modelo de negócio

Este tópico contém as informações básicas do negócio para a atual estrutura de negócios. Fazem parte deste capítulo:

– A missão da empresa ou sua razão da existência, com ênfase nas necessidades de seus clientes por meio de seus produtos e serviços;
– A visão de futuro, com destaque para os objetivos estratégicos;
– Seu modelo de negócios, incluindo proposta de valor, clientes, canais, parcerias e recursos estratégicos, além do seu modelo de receita.

3. O plano de marketing

O plano de marketing deve identificar os benefícios dos produtos e serviços oferecidos percebidos pelos clientes. Esta seção apresenta os principais enfoques relacionados ao mercado pretendido pela empresa e às estratégias de marketing que devem ser adotadas no sentido de otimizar o desempenho organizacional.

O plano de marketing deve responder questões relativas a análise de mercado, proposta de valor, concorrência e estratégia de marketing, como:

– Quais são os fatores (culturais, sociais, pessoais e psicográficos) que influenciam o comportamento do consumidor?
– Quais são os critérios – geográficos, demográficos, comportamentais, volume, tecnologia, etc. – que podem ser aplicados para segmentar o mercado?
– Quais são os segmentos mais atrativos para a empresa?
– Qual é o mercado-alvo selecionado?
– Qual é o estágio de desenvolvimento do produto?
– Quais as características únicas dos produtos ou serviços e suas vantagens distintivas;
– Há produtos ou serviços adicionais previstos?
– Quais são os concorrentes mais importantes deste mercado?
– Como pode ser avaliada a tendência de crescimento ou declínio neste mercado?
– Qual sua principal estratégia competitiva?
– Que estratégias serão utilizadas para atrair o cliente (comunicação, promoção, localização etc.)?
– De que forma você pode identificar/localizar seus clientes potenciais?

4. O plano gerencial

O empreendedor precisa encontrar as pessoas mais adequadas para ajudá-lo a tocar seus negócios. Também precisa tomar decisões a respeito da seleção de uma nova localização e dos arranjos de mobiliário e equipamentos necessários.

O plano gerencial deve refletir, assim, a estrutura organizacional que aponte os principais membros da equipe gerencial e suas inter-relações. As principais atividades também devem estar descritas neste plano. As principais questões a serem levantadas nesta seção são:

– Como a propriedade entre os sócios será distribuída?
– Quem são os membros da equipe gerencial?
– Quais as habilidades, educação formal e experiência de cada um?
– Que outros investidores ou diretores estarão envolvidos e quais as suas qualificações?
– Que cargos existem e quais os planos para preenchê-los?
– Que consultores serão procurados e quais as suas qualificações?
– Como os funcionários serão selecionados e remunerados?
– Como será o processo decisório na empresa (níveis de autonomia e responsabilidade)?
– Qual o sistema de trabalho a ser adotado para estimular a criatividade, inovação e compromisso dos funcionários?
– Quais os programas de treinamento, desenvolvimento e integração de novos funcionários para garantir seu alinhamento com as estratégias do negócio?