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Estadão

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) em parceria com o Grupo de Estudos de Franquias da USP – Ribeirão Preto (FRANSTRAT) divulgou nesta quinta-feira, 10,  uma pesquisa que mapeou o número de franqueados multiunidades no País, conhecidos como os empreendedores que investem em mais de uma franquia da mesma marca. Os resultados da pesquisa revelam que, entre as redes analisadas, 84% trabalha com este perfil de franqueado. Sobre o número de lojas das marcas participantes, 55% pertencem a empreendedores multiunidades.

Para a ABF, há dois fatores que contribuem para o aumento deste perfil de franqueado. As redes enxergam a vantagem de expandir a participação destes parceiros devido ao conhecimento prévio sobre as particularidades do negócio, à agilidade na implementação da nova loja e bom desempenho. Sobre os franqueados, a entidade acredita que existe uma nova geração de empreendedores mais preparados do ponto de vista da gestão e com visão a longo prazo sobre o negócio. “Muitas redes franqueadoras repassaram unidades em dificuldade financeira, mas com potencial de mercado para estes franqueados multiunidades, preservando assim o ponto comercial e a geração de empregos”, completa o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior.

O FRANSTRAT, grupo da USP, classificou os empreendedores multiunidades em quatro tipos. O desenvolvedor de área (franqueado que recebe um território para explorar com lojas de sua propriedade), máster franqueado (é aquele que adquire o direito de explorar uma determinada área, seja com lojas de sua propriedade, seja subfranqueando algumas unidades de uma só marca), o sequencial não projetado (franqueado pode adquirir novas unidades da rede mediante desempenho), e o mais comum, o sequencial projetado (o parceiro de negócios já entra na relação com um plano de expansão de suas lojas).

A pesquisa também mostra o aumento no número de empreendedores multimarcas, que são proprietários de duas ou mais unidades de diferentes redes. Entre as marcas participantes do estudo, 81,6% adotam de alguma forma o modelo e 18,4% não permitem franqueados com este perfil. Das redes que permitem o modelo, 54% dos franqueados são multimarcas.

A Pesquisa de Franqueados Multiunidades da ABF foi realizada por amostragem e envolveu 24,33% das redes de franquia em operação no Brasil.