Iniciar como Empreendedor é fácil?

“EMPREENDEDORISMO É A CHAVE PARA TRANSFORMAR PAÍS EM UMA POTÊNCIA”
26 de outubro de 2016
Universidades brasileiras falham no ensino de empreendedorismo
28 de outubro de 2016

Administradores.com

Olá caro leitor,

Estou aqui para compartilhar o que você deve esperar quando começar com seu negócio.

Falar sobre este assunto é relativamente difícil pois cada situação varia de acordo com qual área a pessoa está escolhendo, qual seu nível de networking, como ela tem planejado seu próximos passos e quanto ela tem para investir no seu negócio.

Bom começemos pelo pior cenário:

  • Sem networking
  • Crise no Pais
  • Sem investimento
  • Área super concorrida
  • Sem planejamento, no impulso…

Começar assim tem seus prós ( por incrível que pareça ), e seus contras ( que também são muitos ).

O que te espera?

 Inicialmente, tenha em mente que vai ser sofrido. Para alguem que precisa trabalhar para viver, ou seja sem investimento, precisa correr atrás de 2 coisas:
  • Parceiros
    • Com um diferencial você vai conseguir pegar sua concorrência e transforma-la a seu favor.
    • Nem sempre o preço vai ser justo, parceiros também precisam ter sua porcentagem em cima para que possa ser lucrativo para eles, ter você como prestador de serviços.
  • Clientes
    • Quando se é uma empresa emergente, os clientes precisam ser conquistados, “namorados”, e isso demora um tempo que o empreededor sem investimento não tem.

Nesse início de carreira, o empreendedor precisa fazer os calculos do minimo que ele precisa ter para manter a empresa e sua vida pessoal.

Sejamos sinceros…

No início o empreendedor prostitui o mercado. Sem nome, os preços caem e com a crise em alta, ele precisa fazer mais, com menos preço, para manter uma empresa.

Isso fora os “sapos” que ele precisa “engolir” dia após dia.

Sempre aparece um primo, tio, enteado, que pede algo nesta sua prestação de serviço que você teria que fazer SEM RECEBER. Ou quando se passa um orçamento eles acham caro, ou quando aceitam … não pagam.

Quando você não entrega por falta de pagamento sempre é culpa sua, correto?

A vida é cruel caro empreendedor novato.

No inicio, muitos clientes não pagarão, muitos parentes aparecerão querendo algo de graça, muitos outros irão contra o que você está fazendo por achar que já existem muitos no mercado.

Fora os clientes que irão querer pagar a menos, porque não tiveram receita o suficiente para o contrato proposto e te avisam faltando 1 dia para o vencimento do boleto. ( risos )

Passando por isso, você se torna maduro profissionalmente. Fica apto a ter calma e resolver qualquer problema sem deixar seu emocional falar a frente e manter o foco naquilo que está acontecendo no momento.

Há algum tempo vi um filme do Matt Damon, Perdido em Marte, que conta a historia de uma equipe que se aventura em Marte, algo sai errado, eles retornam a terra e por engano esquecem ele em marte. No final do filme, uma frase me chamou bem a atenção. Ele fala em uma palestra que sempre é interessante se aprimorar, estudar, mas antes de tudo ter foco e paciência, não perder por nada este foco. Ele perdido em Marte, ao invés de sair e se desesperar, pensou em um “problema” ou obstaculo de cada vez. Listou eles mentalmente, e os resolveu um a um. Assim como ele, mesmo com muitos obstaculos hoje, ainda há muito campo para o empreededor, mantendo o foco e a paciência o sucesso pode ser alcançado!

Quer uma dica?

Não se abale, não desista, não faça algo que você não usaria…
Mantenha o foco, a persistência, e o trabalho árduo…
Sempre corra atrás de novas idéias, pesquise sua concorrência e estude para fazer melhor…
Nunca deixe de dar atenção nesse começo, dar atenção e tratar seu cliente como alguem valorizado faz toda a diferença.

Faça seu esforço de ter uma empresa valer a pena!