Proerd: ensina estudantes a dizer “não” às drogas e à violência

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Credioeste apoia o programa com doação de mochilas

Conscientizar as crianças e os adolescentes sobre os efeitos negativos do uso de drogas lícitas, ilícitas e medidas de prevenção às violências, mostrar opções de vida saudável e sensibilizar para valores morais e éticos que remetem a uma sociedade melhor. Esses são alguns dos objetivos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que formou na última semana mais 740 estudantes de Chapecó. A iniciativa é do 2º Batalhão de Polícia Militar/Fronteira (2º BPM/Fron), com o apoio de parceiros como a Credioeste – Agência de Microcrédito, que acredita no poder da educação e na melhoria da qualidade de vida e realizou a doação de mochilas entregues aos 14 alunos vencedores das redações sobre as temáticas aprendidas.

Para a gerente executiva da Credioeste, Márcia Biffi, o Proerd é importante porque propaga valores nas comunidades escolares, nas famílias e nos estudantes, além de orientar sobre fatores que podem colocar a vida deles e de pessoas próximas em risco. “Os alunos aprendem a seguir regras, a obedecer às ordens e a ter domínio emocional. Tudo isso faz com que no futuro possam ter mais qualidade de vida, melhor desempenho em suas ações e não tenham receio de falar sobre comportamentos e ações não recomendadas ou que desrespeitam regras”, comentou ao reforçar que o programa está alinhado com o propósito da Credioeste em proporcionar oportunidades de melhoria da qualidade de vida.

Márcia também reforçou que o programa orienta as meninas para que estejam mais seguras, mais cientes dos perigos do dia a dia e conscientes do que realmente é uma aproximação sem interesse de uma pessoa com segundas intenções. Segundo ela, o Proerd também une pais e filhos em um propósito único e primordial que é o afastamento das drogas e da violência. “Conheço vários jovens, atualmente na faixa etária de 20 anos, que participaram do programa e mantém os ensinamentos em sua vida”, relembrou.

De acordo com o sargento e coordenador do Proerd Chapecó, Rudimar Gatto, o envolvimento das famílias nas atividades do programa é importante porque reforça os conceitos trabalhados em sala de aula. “Já recebemos relatos de familiares de alunos que por incentivo do filho largaram o vício, como o cigarro”, enfatizou. Segundo ele, o programa possibilita aos estudantes a construção de capacidades de resolução de problemas sociais e pessoais, não somente relacionados às drogas, mas também de como agir em diversos problemas do cotidiano, com análise, busca de informações e debate de alternativas para escolhas responsáveis.

CONTRIBUIÇÕES

A psicóloga Priscila Gazola Thomaz e mãe do Eduardo, de 10 anos de idade, achou fantástica a proposta do programa. “Observei o entusiasmo e a expectativa dele por cada aula, sem contar na identificação com a metodologia, com o instrutor Pompeo e com a música utilizada para reforçar o conteúdo trabalhado”, relatou. Priscila destacou que o Proerd proporciona abertura para conscientização e diálogo sobre o risco do consumo de drogas e o poder em “dizer não”. “Estamos muito felizes por nosso filho ter participado”, comentou.

Bernardo Gustavo Mossi, de 11 anos, estudante da E.B.M. São Cristóvão, achou bem legal participar do Proerd. “Aprendi que não posso usar drogas e que devemos falar com a postura confiante. O que mais gostei das aulas foi de conhecer os equipamentos militares”, recordou. Sua mãe, Noeli Rodrigues, dona de casa, comentou que o filho estava bem dedicado nas aulas, incentivava os amigos a participar e se manteve focado. “A proposta é muito positiva porque agrega na educação deles. O mundo está muito violento e perigoso e o Proerd vem para orientar o melhor caminho a seguir”, enfatizou.

PROGRAMA

Em 24 anos, o Proerd já formou mais de 126 mil estudantes na área de atuação do 2º Batalhão Polícia Militar de Fronteira e 67 mil crianças em Chapecó. Em sala de aula é trabalhada a tomada de decisão com base em quatro pilares para resolver qualquer problema: defina, analise, atue e avalie. “Primeiro temos que definir qual é o nosso problema/desafio/oportunidade para depois analisar os pontos positivos e negativos das escolhas. Por fim, é preciso avaliar se foi uma decisão acertada ou não”, explica o sargento.

Em 2022 o programa atendeu aproximadamente 30 escolas e formou 2.100 alunos. Participaram as seguintes unidades escolares: Colégio Alfa Rede de Ensino, Colégio Dom Bosco, Colégio Logosófico, Colégio Marista, E.B.M. Diogo Alves, E.B.M. Dilso Cecchin, E.B.M. Fedelino Machado, E.B.M. Herbert de Souza, E.B.M. Jacob Gisi, E.B.M. Maria Bordignon Destri, E.B.M. Mirian Helena Meyer, E.B.M. Rui Barbosa, E.B.M. Vila Real, E.B.M. Zélia Munzi, E.B.M. Zélia Scharf, E.E.B. Antonio Morandini, E.E.B. Lourdes Lago, E.E.B. Saad Antônio Sarquis, E.E.B. Bom Pastor, E.E.B. Druziana Sartori, E.E.B. Geni Comel, E.E.B. Lara Ribas, E.E.B. Luiza Santin, E.E.B. Marechal Bormann, E.E.B. Nelson Horostecki, E.E.B. São Cristóvão, E.E.B. Sônia Zani, E.E.B. Valesca Parizotto e SESC.

Os policiais militares instrutores do programa foram sargento Rudimar Gatto, sargento Marineusa Cella, cabo Everton Fragoso Pompeo, cabo Taise Perla Damo, cabo Dirceu Cavalheiro, cabo Emerson Eurico dos Santos e soldado Natália Cristina Schuster. Além da Credioeste foram parceiros Apti Alimentos, Cooperalfa, Cresol, Lotici Empreendimentos, Poder Judiciário e Unopar.