Vitória Machado é a vencedora do Oratória nas Escolas 2022

Doce experiência!
10 de outubro de 2022
Proerd: ensina estudantes a dizer “não” às drogas e à violência
19 de dezembro de 2022

 “Desde pequena sempre tive dois sonhos. Sonhava em ser uma empresária de sucesso ou uma cantora muito famosa e bem-sucedida. Primeiro quis me tornar uma artista. Tudo isso começou aos sete anos de idade, quando ganhei meu primeiro violão. Desde então, sou apaixonada pela música. Sentia muita vergonha, mas com a ajuda da minha mãe venci esse medo. Hoje canto e toco em festas, na escola e até mesmo em casamentos”, afirmou a aluna da EBM Alípio José da Rosa, Vitoria Regina de Medeiros Machado, vencedora da edição de 2022 do Projeto Oratória nas Escolas. 

Em sua apresentação, Vitória citou a frase de Cora Coralina, “a verdadeira coragem é ir atrás dos seus sonhos, mesmo quando todos dizem que é impossível”. Foi exatamente em busca de mais uma conquista que 15 alunos do 7º e 8º ano da rede municipal e estadual de ensino se apresentaram, nesta semana, na final do Oratória nas Escolas deste ano, que teve como tema “A coragem de fazer acontecer: como empreender seu próprio sonho”. O projeto é realizado pela Câmara Júnior Internacional de Chapecó (JCI), que atualmente é presidido por Daniel Berwanger. “Acreditamos que a união dos jovens poderia transformar a sociedade em um lugar melhor. A JCI faz parte da realização desse sonho”.

Para a coordenadora do projeto, Laiz Machado, os estudantes proporcionaram um grande espetáculo na arte de falar em público. “Tivemos um momento de muita alegria. Os jovens apostaram nos seus sonhos e se dedicaram incansavelmente. Agora comprovamos que não há limites para nos tornarmos o que desejamos ser. Sentimos orgulho da trajetória que construímos. Desejo de coração que os alunos sigam esse caminho, acreditando nos seus objetivos, e que atuem sempre como protagonistas de suas próprias histórias, assim como fizeram nesta edição do Oratória nas Escolas. Todos mostraram que são campões”.

A gerente executiva da Credioeste Márcia Biffi assistiu as apresentações e falou sobre o potencial dos alunos para trilharem seu caminho com sucesso. “O sonho de cada estudante está relacionado a trajetória profissional que desejam seguir. A Credioeste apoia o projeto justamente porque nossa equipe ajuda na concretização dos sonhos, facilitando o acesso ao crédito e contribuindo para o desenvolvimento dos pequenos negócios. Percebemos nesses jovens a vontade de fazer a diferença e, futuramente, investir em suas próprias empresas ou seguirem um rumo, não necessariamente do empreendedorismo, que os façam felizes por meio do aprendizado e de trocas de experiências como o Oratória nas Escolas. A educação transforma”.

            Empreender é também um dos sonhos da vencedora Vitória. A estudante relatou que deseja criar uma empresa e ser reconhecida no Brasil e no mundo. “Esse é meu objetivo desde a terceira série. Na época eu tinha tomado a decisão de construir um negócio que me gerasse lucro. Fabriquei e vendi na sala de aula um brinquedo chamado ‘slime’. Consegui faturar até R$ 20,00 em uma semana. E, pelo meu trabalho, fiquei conhecida na escola toda. A quantia em dinheiro não era grandiosa. Porém, sempre foi muito significativo para mim. Quero deixar minha família orgulhosa. Esse já é um começo”.

            Vitória complementou que deseja fazer a diferença no mundo e não pretende desistir dos seus sonhos. “Vou fazer o possível e o impossível para tornar todos meus objetivos em realidade. Quero pensar fora da caixa, estudar e me dedicar ainda mais no meu aprendizado. Estou em busca desses sonhos há cinco anos e tenho certeza de que se eu me esforçar e dar o melhor de mim, vou alcançar todas essas metas. A vida é como Walt Disney disse ‘você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade’. Quero ser protagonista”.

            PÓDIO

Além de Vitoria Regina de Medeiros Machado que conquistou o primeiro lugar, o pódio foi formado pelas estudantes da EBM Sereno Soprana,Saiury Emanueli Bevilaqua (segundo lugar)e Heloiza Ferreira (terceiro lugar). A primeira colocada foi premiada com um curso de graduação na Uceff e um curso do Sebrae. A segunda colocada foi contemplada com um curso na Wizard e um curso do Cebrac. Já a terceira colocada ganhou um curso do Cebrac e um curso da Bespeak.

PATROCINADORES

            A coordenadora do projeto, Laiz Machado, agradeceu o apoio dos parceiros e a dedicação de toda a equipe que fez acontecer o Oratória nas Escolas 2022. “Nosso agradecimento especial aos alunos que acreditaram nesse sonho, aos professores que se engajaram na edição deste ano, aos patrocinadores que foram indispensáveis para a realização deste evento e a toda equipe da JCI que organizou todos os detalhes para garantir o espetáculo que assistimos hoje”.

CONHEÇA OS PATROCINADORES

 Battiston Propaganda; Bespeak Escola de Oratória; Cebrac; Credioeste; Dale Carnegie; Dalla Cervejaria; Damásio Educacional; Faz Que Acontece; Impritec; Inviolável; Motopoint; Nostra Casa; NSC TV; Outmix; Rádio Oeste Capital; Royal Supermercado; Sicoob Maxicrédito; Sol Agência de Marketing; Uceff e Wizard. 

Foto: divulgação Credioeste